segunda-feira, 31 de agosto de 2009

IDP – LIGAÇÃO TUA (DOURO) – SANÁBRIA (LAGO DE SANÁBRIA)
No dia 28 de Agosto de 2009 o IDP esteve em Bragança e em Puebla de Sanábria representado por Frederico Brotas de Carvalho, da Direcção e Pedro Couteiro.
Nas duas localidades houve reuniões de trabalho com o Eng. Jorge Nunes, Presidente da Câmara de Bragança no Aeródromo de Bragança e mais tarde com José Fernández Blanco, Alcalde de Puebla de Sanábria.
O Engenheiro Jorge Nunes expressou a sua vontade pela causa da ligação ferroviária a Puebla de Sanábria, vista sempre numa perspectiva de complementaridade com a componente de ligação rodoviária. Explicou o projecto de promoção do Aeródromo a infra-estrutura regional, com alargamento da pista para 2300 x 45 m. Nas proximidades do aeródromo renovado está inscrita em PDM uma área de serviços e logística de 35 hectares.
Espera-se com isso, e em cooperação com os municípios de Castilla-León empreender uma visão de funcionamento em rede das Estruturas de comunicação Ibéricas.
Por seu lado o Alcalde de Sanabria explicou o projecto de TGV passando em Sanábria. No mesmo dia tinha sido adjudicada a Obra da Nova estação. O traçado da nova linha de alta velocidade atravessará integralmente Sanábria em Túnel. Dada a orografia da região a ligação a Ourense, a cerca de 100 km será feita com recurso a 114 túneis e algumas dezenas de Pontes. A sua conclusão expectável é para 2014.
Achamos interessante que se desenvolva um conceito de ligação ferroviária, rápida, moderna, sustentável e frequente que faça uma ligação entre duas massas de água de grande atracção, o rio Douro em Ribatua e Sanábria-Lago de Sanábria, sendo este um fortíssimo ponto de atracção turístico e balnear para os portugueses de Tras-os Montes e Alto Douro.
Deverá ser uma ligação interegional de interesse económico, com forte componente turística mas não esquecendo a vertente logística e sobretudo o serviço de mercadorias diário aos agricultores (pequenos e médios), adubos, fertilizantes, equipamentos, castanhas, azeitona, vinho, fruta e à construção civil (transporte de cimento, aço para construção e todo o tipo de pre-esforçados e outros materiais.)

Sem comentários: