quarta-feira, 10 de março de 2010

S.A.R., DOM DUARTE NA ELEIÇÃO DAS "7 MARAVILHAS NATURAIS DE PORTUGAL"
Personalidades das mais diversas áreas da vida pública - do espectáculo à moda, da política à Casa Real - foram, dia 8 de Março, ao Pestana Palace Lisboa para iniciarem a eleição das "7 Maravilhas Naturais de Portugal". (...) "Existe uma mentalidade de irresponsabilidade e ignorância, tanto dos arquitectos que fazem as casas dos emigrantes, como dos grandes arquitectos da moda que fazem o que querem em todos os sítios", critica, a SapoFama, Dom Duarte de Bragança, lamentando os "actos de vandalismo" que a Paisagem Cultural de Sintra (uma das "maravilhas" candidatas) tem sido alvo."
(...) Portugal será o primeiro a ter a iniciativa planetária "7 Maravilhas da Natureza" a eleger os seus monumentos naturais. Em 07-07-07, Lisboa foi a anfitriã das "Novas 7 Maravilhas do Mundo", no dia em que foram anunciadas, também, as "7 Maravilhas de Portugal". Em 2009, Portugal elegeu as "7 Maravilhas de Origem Portuguesa no Mundo". Agora, está aberta a votação para as "7 Maravilhas Naturais de Portugal". São finalistas as 21 belezas naturais mais emblemáticas do país, seleccionadas por 21 notáveis da sociedade portuguesa. No total, a organização recebeu 323 candidaturas, tendo um painel de especialistas reduzido a lista a 77 lugares. São consideradas "Maravilhas" os monumentos naturais que contenham um ou mais aspectos de raridade ou representatividade a nível ecológico, estético, científico e cultural. A votação decorre até ao dia 7 de Setembro, através do "site", www.7maravilhas.sapo.pt por telechamada e mensagem escrita. No dia 11 de Setembro, em São Miguel, nos Açores, serão conhecidas as "7 Maravilhas Naturais de Portugal".
S.A.R., entre representantes dos diversos sectores da sociedade portuguesa.
S.A.R., Dom Duarte considera um "crime" o prédio que está a ser construido em Belém. "Protestaram contra o abate dos sobreiros e a instalação dos contentores e contra isto, não há ninguém que proteste?"
S.A.R., Dom Duarte a ser entrevistado por Sérgio Mateus e defende a criação de legislação mais restritiva para a defesa do património português.
S.A.R., Dom Duarte desafiado a gravar um "spot" para apelar ao voto nas "7 Maravilhas Naturais de Portugal".
Estará S.A.R., Dom Duarte a sensibilizar a Ministra do Ambiente a tornar a legislação de protecção às paisagens naturais mais apertada?
Fonte:
http://fama.sapo.pt/index.php?option=com_content&task=view&id=5655&Itemid=11
Fotos de: Bruno Raposo/SapoFama

Sem comentários: