segunda-feira, 1 de março de 2010

S.A.R., O SENHOR DOM DUARTE NO JANTAR DA CONFRARIA DAS TRIPAS À MODA DO PORTO S.A.R., Dom Duarte e Mestre Hélio Loureiro
O Senhor Dom Duarte, Duque de Bragança, foi o orador convidado em mais um jantar da Confraria das Tripas à Moda do Porto, no passado dia 24 de Fevereiro, no Hotel Porto Palácio. Este jantar constituiu o último da Direcção da Confraria presidida pelo Chefe Hélio Loureiro.
A Real Associação da Beira Litoral esteve representada e expressa aqui o seu agradecimento e reconhecimento pelo trabalho desenvolvido pela Direcção da Confraria das Tripas à Moda do Porto na pessoa do ilustre Chefe Hélio Loureiro e desejamos o maior sucesso para os novos Corpos Sociais.
Fundada em 2001, a Confraria das Tripas à Moda do Porto tem como propósitos: Promover o prato "Tripas à Moda do Porto", realçando o seu valor gastronómico, o seu significado histórico e o interesse popular, turístico, cultural e económico; Promover a investigação do património gastronómico da cidade do em especial e do Norte do País em geral, nos seus múltiplos aspectos; Promover mensalmente um jantar de convívio tendo sempre um convidado que falará sobre a cidade do Porto e dos seus múltiplos aspectos e História, mantendo assim o encontro transversal da sociedade tripeira que deseja o melhor para a sua cidade do Porto". - www.confrariadastripas.com/
HISTÓRIA
O Infante D. Henrique, precisando de abastecer as naus para a tomada de Ceuta na expedição militar comandada pelo Rei D. João I em 1415, pediu aos habitantes da cidade do Porto todo o género de alimentos. Todas as carnes que a cidade tinha foram limpas, salgadas e acamadas nas embarcações, ficando a população sacrificada únicamente com as miudezas para confeccionar, incluindo as tripas. Foi com elas que os portuenses tiveram de inventar alternativas alimentares, surgindo assim o prato "Tripas à moda do Porto" que acabaria por se perpetuar até aos nossos dias e tornar-se, ele próprio, num dos elementos gastronómicos mais característicos da cidade. De tal forma que, com ele, nascia também a alcunha de tripeiros, como ficaram a ser conhecidos os portuenses desde então. (Wikipédia).
Fonte: Real Associação da Beira Litoral

Sem comentários: