A cidade de Santarém acolheu, sábado, dia 5 de Outubro, dois congressos monárquicos nacionais, que terão a presença da Família Real Portuguesa.
No Teatro Sá da Bandeira realiza-se o XIX Congresso Nacional da Causa Real, assembleia magna do movimento monárquico em Portugal, com centena e meia de participantes.
Na Casa do Brasil tem lugar a fundação da Juventude Monárquica Portuguesa (JMP), organização que irá reunir pela primeira vez em Congresso Nacional.
Um dos destaques do programa do XIX Congresso da Causa Real será a Conferência “O Estado no Terceiro Milénio”, encontro aberto ao público a partir das 15h00, e que terá como oradores principais, o Reitor da Universidade Católica, Professor Doutor Manuel Braga da Cruz; o actual consultor para assuntos políticos do Presidente da República, Professor Doutor João Carlos Espada e o Presidente do Centro de Investigação Joaquim Veríssimo Serrão, Professor Doutor Martinho Vicente Rodrigues. Este historiador, investigador e professor abordará o tema “Santarém no tempo da cultura monárquica”.
No 1º Congresso da Juventude Monárquica Portuguesa, cerca de uma centena de congressistas irão aprovar os primeiros Estatutos nacionais e eleger a primeira Direcção Nacional e a primeira Direcção Distrital de Santarém.
A encerrar o evento da Casa do Brasil vai estar o jovem Dom Afonso de Bragança, Príncipe da Beira, que no final irá depositar uma coroa de flores no túmulo de Pedro Álvares Cabral, na Igreja da Graça. Seguir-se-á uma Marcha Monárquica em direcção ao Teatro Sá da Bandeira, onde decorrem os trabalhos do XIX Congresso da Causa Real.
Nesta assembleia magna, será apresentada a Direcção Nacional da JMP, num momento que antecede a cerimónia de encerramento do Congresso, que culmina com o discurso de Sua Alteza Real, Dom Duarte de Bragança.
O dia encerra com um arraial popular, a partir das 20h00, no Jardim da Liberdade, comemorando os 870 anos da Fundação de Portugal, através da assinatura do Tratado de Zamora, em 05 de Outubro de 1143, entre o primeiro Rei de Portugal, D. Afonso Henriques e o Rei D. Afonso VII, de Castela.
O evento, aberto ao público, contará com um momento musical, com a actuação do Duo de Guitarras Clássicas do Conservatório de Música de Santarém, da Tuna e do Grupo de Cavaquinhos da UTIS. Durante o arraial haverá uma exposição/venda de produtos regionais e artesanato, num evento que será encerrado com o DJ Sancho.
Estas iniciativas promovidas pela Real Associação do Ribatejo, contam com o apoio da Câmara Municipal de Santarém, da empresa municipal “Viver Santarém” e de empresários do Concelho.
Sem comentários:
Enviar um comentário