sexta-feira, 16 de março de 2012

SINTRA - PROMOVER AS CAMÉLIAS


Camélia Rainha Dona Amélia

Palácio Nacional de Sintra – Exposição e Concurso de Camélias
A Parques de Sintra, o Palácio Nacional de Sintra e a Associação Portuguesa de Camélias apresentarão, a 17 e 18 de Março, a II Exposição de Camélias – Sintra 2012. Esta exposição e concurso, a ter lugar no Palácio Nacional de Sintra, contará com diversas quintas históricas e produtores de camélias, e incluirá a atribuição de prémios para os melhores lotes de flores apresentadas.
Assim, um júri composto por dra. Joana Andresen Guedes (presidente da Associação Portuguesa de Camélias), prof. António Lamas, (presidente do conselho de administração da Parques de Sintra), e dr. Inês Ferro (diretora do Palácio Nacional de Sintra), bem como diversos especialistas em camélias, irá avaliar a qualidade e beleza (como critérios de avaliação) dos lotes de flores apresentadas, atribuindo prémios não só para a Melhor Camélia como para a Melhor Camélia de uma variedade de origem portuguesa.
Até Abril, os parques, quintas e jardins de Sintra são animados pelas graciosas flores das “japoneiras”, sendo estas o ex-libris do Inverno sintrense, motivo para bailes e festas. A introdução de camélias em Sintra (Parque da Pena) e o gosto pelo cultivo de variedades no século XIX deveu-se fundamentalmente a Dona Maria II e a Dom Fernando II. Muitas destas variedades foram baptizadas com nomes de membros da Família Real, em reconhecimento e como forma de divulgação das camélias em todo o país, sobretudo no Norte, onde o clima era também favorável ao seu cultivo.
Em Sintra, a presença de camélias é ainda hoje muito importante, e esta exposição vem permitir a promoção científica da enorme coleção de camélias existente na área.
Horário: 17 de Março: 14h30 – 17h30 // 18 de Março: 10h – 17h30
Entrada livre nos jardins do Palácio Nacional de Sintra.
Ver mais no Jornal de Sintra, 15 de Março de 2012

Sem comentários: