terça-feira, 6 de dezembro de 2011

REAL FRASE DO DIA

Revista "Flash" de 26 de Novembro de 2011

5 comentários:

Vitinho Vitó disse...

Ó UM NOVO 1640 SALVARÁ O ACTUAL PROTECTORADO PORTUGAL!

É a 01 de Dezembro que ocorre mais um aniversário do dia em que os nossos antepassados se levantaram, em 1640, para sacudir a humilhação do domínio espanhol que se vinha exercendo há longos 60 anos, pouco depois da Coroa de Portugal ter ficado à mercê do monarca de Espanha, por virtude da morte que El-Rei D. Sebastião.

A RESTAURAÇÃO DE 1640 E A (IN)ACÇÃO PRESENTE

O 1º de Dezembro é uma das datas mais significativas da História de Portugal. É justamente em períodos de grave crise, como a que o País atravessa, que devemos buscar "inspiração" àqueles que há 371 anos não se conformaram, lutaram e venceram a adversidade, por Portugal!
Foi no dia 1 de Dezembro de 1640 que um grupo de nobres portugueses, por bravura e patriotismo, deram por terminado o jugo asfixiante que Castela exercia, sobre Portugal, fazia então 60 (penosos) anos. Esses portugueses não temeram nem fracassos, nem sanções, nem tão-pouco pela própria vida!

LIBERTEMO-NOS DOS “DONOS DO PAÍS” (internos e externos)!

«O dia primeiro de Dezembro de 1640 amanheceu puro e alegre... Assim o afirmam quantos viveram essa data gloriosa da História de Portugal (...). Os fidalgos portugueses que tinham resolvido restaurar a independência portuguesa, dirigiam-se discretamente para o terreiro do Paço (...). Na Sé, o relógio da torre começa a badalar e, como por encanto, os conjurados descem dos coches, saltam dos cavalos, estugam o passo à uma, entram em grupo no Palácio da Ribeira, desembaraçando-se das capas, empunhando pistolas, desembainhando espadas... É o ataque de surpresa. Em poucos minutos, dominam a guarda alemã (tão actual!!!) da Vice-Rainha, derrubam alabardas, invadem as salas a caminho do gabinete de Miguel de Vasconcelos, o Secretário de Estado, traidor dos portugueses, (como Mário Soares e Compª., Lda.)... Este sai, branco de espanto, e é logo morto (...). O largo terreiro é já um mar de gente. O povo acorre, da Ribeira, da Rua Nova, do Rossio, gritando, num entusiasmo novo, dançando abraçado, como numa festa antiga. Abrem-se as janelas do Paço e surge D. Miguel de Almeida, de espada erguida, as lágrimas rolando sobre a barba branca:
— Liberdade, Portugueses! Viva El-Rei D. João IV.»

AS CAUSAS PORQUE QUE NOS DEVEMOS MOBILIZAR NÃO PODEM SER SÓ O FUTEBOL E O FADO (…)

Vitinho Vitó disse...

á só falta instituir o feriado (comemorativo) do dia "PROTECTORADO PORTUGAL"!...

Vitinho Vitó disse...

É lugar comum a moderadora do programa "Prós e Contras", bem como os seus "ilustres" convidados (invariavelmente os mesmos, os "donos do país"), afirmar que Portugal nestes últimos 30 anos evoluiu muito, nomeadamente em áreas como a Saúde, Justiça, etc, etc, etc. (...)

Concordo, todos concordamos. Mas pergunto qual o país no mundo, mesmo aqueles que passados todos estes 30 anos e que ainda vivem em ditaduras, em que essa evolução não se deu também?

Até no Burkina-faso se vive agora melhor do que há 30 anos atrás!

É A EVOLUÇÃO NATURAL DRª. FÁTIMA CAMPOS FERREIRA!!!

O exercício comparativo deveria ser; como estaríamos nós agora se ainda vivêssemos como Império?

"A título de exemplo, há 30 anos ainda não existia a internet!!!"

Vitinho Vitó disse...

-"VALE A PENA PENSAR NISTO"
O nosso governo central, transfere anualmente para a presidência da república a módica quantia de 16 milhões de euros. O governo espanhol transfere anualmente para a coroa espanhola 9 milhões!!!

Vitinho Vitó disse...

PORQUÊ A MONARQUIA?!
1. São várias as razões. A primeira que eu destacaria prende-se com o facto de nunca se ter feito uma consulta popular aquando da passagem do sistema monárquico para o republicano, como consequência do regicídio do Rei D. Carlos por parte dos republicanos. Foi-nos imposta a república como um facto consumado!!!
2. Ao contrário da maioria dos presidentes, o Rei não pertence a nenhum partido político e por isso dá mais garantias de isenção como Chefe de Estado. E no sistema monárquico o Governo (primeiro-ministro) também é nomeado à semelhança do sistema republicano, de entre o partido ou coligação de partidos mais votados.
3. O Rei tem um papel de moderador e de Chefe do Estado, o que ajuda muito nas relações externas (veja-se o exemplo do rei da Espanha), ou em momentos de dificuldades entre os três poderes, ou ainda em crises de politica interna. A monarquia parlamentarista hoje dá forma a governos de países dos mais desenvolvidos do mundo, (Noruega, Suécia, Dinamarca, Holanda, Bélgica, Luxemburgo, Nova Zelândia, Austrália e Canadá).
4. Os custos de uma república versos uma monarquia; a primeira com as suas eleições presidenciais, com as mordomias vitalícias dos ex-presidentes e as despesas correntes do exercício da Presidência e do seu séquito, uma monarquia semelhante à espanhola, poderá ser menos onerosa para as contas do Estado.
5. Em suma, penso que alguém que é educado desde muito cedo para servir a Nação como monarca, o fará com mais isenção e tranquilidade do que um político que faz o seu caminho a pulso até atingir o topo da hierarquia e que nesse percurso irá sempre criando relações de gratidão ou de dependência, impeditivas de uma postura verdadeiramente independente.
E…A BANDEIRA AZUL E BRANCA É MUITO MAIS BONITA DO QUE A REPUBLICANA!