segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

HÁ QUE CONTAR A HISTÓRIA DA DEVOLUÇÃO DOS BENS À FAMÍLIA REAL

No ano do centenário da República, Isabel Silveira Godinho afirmou que a República “vilipendiou e disse muito mal da Família Real, como lhe competia, mas portou-se muito bem ao devolver todos os bens de carácter pessoal”. “A República portou-se muito bem ao devolver os livros, as jóias pessoais, as pratas, os móveis, os tapetes, os fatos, à sua custa, e é uma história que este palácio vai ter de contar um dia”, disse a responsável. Após a proclamação da República, o Paço da Ajuda, residência da Rainha Pia que, depois de enviuvar, “passou apenas a ocupar o piso térreo”, foi selado.
“Uma comissão que integrava um representante da soberana fez um exaustivo inventário, desde pentes e móveis às pratas e jóias”, disse.
Trata-se de uma listagem curiosa em que a cada sala corresponde uma letra do alfabeto “e quando se esgotou o alfabeto, repetiram-se as letras, sendo cada uma acompanhada de sinais diacríticos, A’; A’’ e por aí fora”, explicou.
Dentro de cada sala “cada objecto foi numerado e referenciado” e ainda hoje serve “como um thesaurus”, rematou.
No próximo ano cumpre-se o centenário da morte da Rainha Maria Pia (1847-1911), e o PNA prepara várias iniciativas com base em várias linhas de investigação.
A responsável afirmou que “o palácio deve muito ao empenho da Rainha que era uma mulher fora da sua época”.
As críticas republicanas aos gastos da Mulher de Dom Luís e Mãe de Dom Carlos, permitem que hoje o Palácio possua “riquíssimas colecções não só na qualidade e género como na quantidade”.
A responsável projecta “fazer um dia” uma exposição em que se mostra as quantidades existentes de objectos de quotidiano que há no PNA.
“A riqueza de uma casa afere-se também pela quantidade e é extraordinária. Não há dezenas de marcadores vermeil, há mais de uma centena, por exemplo”, disse.
Referindo-se à Rainha, Isabel Silveira Godinho que dirige o PNA há 30 anos, afirmou que esta “sabia o que comprava, e a ela se deve muito da riqueza das actuais colecções”.
A responsável afirmou que o assassinato do filho e do neto (Dom Carlos e Dom Luís Filipe) abalou muito Maria Pia.
Referindo-se à citada demência da Rainha que o dramaturgo António Patrício na peça “O Fim” ilustra com a régia personagem a regar as flores do tapete do quarto, a directora do PNA argumentou: “julgo que não, mas é claro todos temos uns dias mais negros que outros”.
“É natural que tivesse um desgosto grande. Ninguém pode ficar impávida e serena perante uma desgraça colossal como aquela foi [o assassinato do filho e do neto em Fevereiro de 1908]”, disse.
“E a barbaridade como aquilo aconteceu – continuou - ninguém fica na mesma. A Rainha sofreu, tanto que ela que era uma personagem que sempre gostou de estar em público e de aparecer, e tinha uma pose real, nem precisava de usar jóias, nasceu de facto para ser Rainha, desistiu de estar em cena”.
(ES) - 18-12-2010
Fonte: Jornal HARDMUSICA

9 comentários:

Stefany Yohana disse...

Obrigada por me responder!
Me passa o link do seu facebook!
para mim te adicionar!

Você sabe me dizer em que escola o D. Afonso de Santa Maria de Herédia de Bragança está estudando sei que fica perto de Londres. Se conseguir lhe agradeço muito, se não, não vou ficar brava!:)

Maria Menezes disse...

O link é este:
http://www.facebook.com/photo.php?fbid=1238122729194&set=a.1039825971899.5675.1713040809#!/profile.php?id=1713040809

Quanto ao colégio é segredo!

Stefany Yohana disse...

Sabia que tem um blogue que está colocando as mesmas coisas que você, o link é http://realbeiralitoral.blogspot.com/

Stefany Yohana disse...

Mas sobre o colégio, eu vou saber algun dia por uma revista ou por um jornal, isso não vai ficar em segredo por muito tempo, mais cedo eu mais tarde vou descobrir onde ele estuda! Você já chegou perto do S.A.R D.Duarte Pio de Bragança?

Maria Menezes disse...

Sim, sou muito amiga da Família Real e correspondo-me com S.A.R., O Senhor Dom Duarte.

Maria Menezes disse...

É o blogue da Real Associação da Beira Litoral. Há muitas Reais Associações espalhadas de Norte a Sul de Portugal. Somos todos amigos e não me importo que copiem desde que mencionem a fonte donde a notía foi retirada.

Stefany Yohana disse...

Como assim você é próxima da família real? É verdade ou é mentira? Eu amo eles, eu procuro coisas sobre os filhos de S.A.R D. Duarte Pio de Bragança e S.A.R D. Isabel de Herédia todos os dias sem parar achando que vou encontrar algo que já não saiba sobre eles. Qual é a sua profissão?

Stefany Yohana disse...

Se puder me responder hoje mesmo, ficarei muito, muito grata!^^

Maria Menezes disse...

Já lhe respondi o que tinha para responder!!!