quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

DOM DUARTE MEDEIA POSSÍVEL EMPRÉSTIMO DO BRASIL A PORTUGAL

Em entrevista ao jornal "i", Dom Duarte diz estar envolvido na dinamização de uma rede lusófona que poderá ajudar Portugal a satisfazer as suas necessidades de financiamento e evitar o recurso ao FMI.
Dom Duarte adianta que na véspera do dia 1 de Dezembro (Dia da Restauração da Independência), “um ministro do futuro governo de Dilma Rousseff - que também é ministro do actual governo de Lula da Silva”, mas que declina revelar quem seja, “telefonou-me e manifestou o interesse do futuro governo brasileiro para apoiar Portugal na questão da dívida externa em melhores condições que o Fundo Monetário Internacional (FMI) e, eventualmente, em melhores condições até que a União Europeia”.
Diz ainda que essa negociação com Portugal seria iniciada logo que Dilma assumisse a presidência. “Aliás, julgo que já houve contactos entre o governo português e o de Lula da Silva durante a Cimeira Ibero-Americana que decorreu na Argentina”, acrescenta, dizendo que transmitiu ao ministro dos Negócios Estrangeiros, Luís Amado, esses contactos, até porque é “um dos ministros mais competentes e com maior aceitação internacional”.
E quais seriam as vantagens? “Se resolvermos o problema com o Brasil estamos em família, a família lusófona. Por outro lado, só se faria se as condições fossem melhores. O que é humilhante, no caso do FMI, é que o FMI impõe condições e obrigações, e teremos de nos governar de acordo com as regras do FMI”, argumenta.
Fonte: Jornal de Negócios

Sem comentários: