quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

MAESTRO MANUEL IVO CRUZ: FIDELIDADE, SEMPRE!

Nada interessa, quando desta vida alguém parte, referir as suas opções políticas. Vale, sim, a sua conduta, as suas atitudes. Acima de tudo, a sua fidelidade e a sua coerência.
O Maestro Manuel Ivo Cruz foi ontem a sepultar, conforme a Imprensa amplamente noticiou. E na biografia, necessáriamente traçada ad hoc, deste Homem da Música e do Pensamento, vá lá saber-se porquê, escapou sempre a sua inalterável convicção monárquica, jamais escondida.
Encontrei-o a última vez em Guimarães, no passado 5 de Outubro, entre os milhares de portugueses presentes, dizendo sim a Portugal e não à República.
Facto sonegado, todos notarão...
Mas as imagens não perdoam. Quer nas cerimónias fúnebres, quer a caminho do cemitério da Lapa, onde foi dada sepultura aos seu restos mortais, a bandeira nacional acompanhou-o sempre.
Manuel Ivo Cruz partiu para a Eternidade no ano maldito do centenário, prenúncio de um Portugal - do seu Portugal - no limiar de algo que, se não for melhor, será péssimo.
A minha homenagem, Maestro! Viva Portugal!
Publicado por João Afonso Machado, in corta-fitas

6 comentários:

Ana disse...

Guta,as palavras que foram dirigidas à Memória do Maestro no final da cerimónia fúnebre perante todos: "Monárquico por convicção,sempre disponível para servir o seu país.(...)"

Ana disse...

...lembro que o Maestro Manuel Ivo Cruz desligou-se completamente desse partido ppm,com carta escrita assumindo publicamente a sua fidelidade ao legitimo representante da Casa de Bragança!...

Ana disse...

...mais um pequeno detalhe quem levou e colocou a Bandeira,a pedido da Mulher do Maestro,a Leonor,foi o Chefe Hélio Loureiro.Cumprindo-se uma vontade,...

Maria Menezes disse...

Obrigada Ana pelas suas informações. O maldito deste regime deixou passar em branco tudo isso e as imagens do último adeus a este grande Senhor. Hoje deveria ser manchete em todos os jornais! Mas enfim... já se sabem os porquês.

Núcleo Monárquico do Grande Porto disse...

Estive presente nas Cerimónias Fúnebres como Presidente do N.M.G. Porto, e vi sempre a bandeira junto ao caixão do Maestro!

Recordo do Maestro tudo o que há de bom num ser humano! Sempre disposto a ajudar um amigo, sem querer receber nada em troca!

As minhas palavras são “curtas” mas bastam para descrever este grande senhor! Até sempre Maestro Manuel!

Maria Menezes disse...

Tive o prazer de o conhecer pessoalmente e a última vez que o vi foi no 5 de Outubro em Guimarães.