terça-feira, 9 de novembro de 2010

MAESTRO MANUEL IVO CRUZ FALA DA SUA LIGAÇÃO COM A FAMÍLIA REAL PORTUGUESA / 08-11-2010

Manuel Ivo Soares Cardoso Cruz (Lisboa, 18 de Maio de 1935) é um maestro e compositor, antigo director da orquestra do Teatro Nacional de São Carlos, de Lisboa. Também se destacou como docente e como investigador na área da musicologia histórica portuguesa. É filho do maestro Ivo Cruz.
Nasceu em Lisboa, filho do compositor e professor de música Manuel Ivo Cruz (1901-1985) e de Maria Adelaide Burnay Soares Cardoso[1]. Realizou os seu estudos primários e secundários em Lisboa, ingressando seguidamente na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, onde se licenciou em Ciências Histórico-Filosóficas. Entretanto, estudou composição, dirigindo em 1954 o seu primeiro concerto, ao tempo ainda sendo estudante de letras.
Terminados os seus estudos em Lisboa, foi bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian na frequência do curso de direcção de orquestra do Universität Mozarteum da Universidade de Salzburgo (Universität Salzburg), Áustria, cujo curso concluiu com distinção. Terminados os seus estudos foi nomeado director musical da Orquestra Filarmónica de Lisboa e passou a dirigir diversos programas de divulgação musical, com destaque para os transmitidos na Radiotelevisão Portuguesa (RTP) e na Emissora Nacional, com cuja orquestra sinfónica passou a colaborar regularmente. Dedicou-se à música operática, tenso participado na realização de diversas temporadas no Teatro da Trindade e no Teatro Nacional de São Carlos, ambos em Lisboa, da Ópera de Câmara do Real Teatro de Queluz e ainda no Círculo Portuense de Ópera, de que foi presidente e director artístico. Como maestro convidado participou ainda em diversos concertos e óperas realizados em diversos países, entre os quais Alemanha, Espanha, Brasil, Estados Unidos da América, Rússia e Venezuela. Também se dedicou à investigação e ao ensino, criando cursos, nos quais leccionou, entre os quais os Cursos Internacionais da Costa do Estoril, e realizando inúmeras conferências e colóquios. Também leccionou no Conservatório Superior de Música de Gaia[2]. No campo da investigação dedicou-se à musicologia histórica, estudando as raízes da música portuguesa, da qual recolheu um apreciável repertório. Para divulgar esse acervo, publicou diversas colectâneas nalgumas das mais reputadas editoras portuguesas e internacionais. No ano de 1969 foi distinguido com o Prémio Moreira e Sá, concedido pelo Orfeão Portuense. Mais tarde foi premiado por diversas instituições e agraciado com o título de Oficial de Mérito Cultural e Artístico da França e coma Ordem do Rio Branco, do Brasil. Em Portugal foi feito grande oficial da Ordem do Infante D. Henrique. Foi ainda eleito membro de diversas instituições académicas dedicadas à música e à cultura, entre as quais a Academia Brasil-Europa de Ciência da Cultura e da Ciência[3], o Instituto de Estudos Culturais do Mundo de Língua Portuguesa[4] e a Sociedade Brasileira de Musicologia.
Ao comemorar o cinquentenário da sua carreira artística, em 2004, foi agraciado pela Câmara Municipal do Porto com o grau ouro da Medalha Municipal de Mérito daquela cidade.
Foi deputado municipal na Assembleia Municipal de Lisboa (1990-1993)[5], eleito nas listas do Partido Popular Monárquico.
Wikipédia
--------------------------
No dia 03 de Junho de 2009, às 11h, na Sala de Orquestra, no Campus Foz, decorreu no Centro Regional do Porto da Universidade Católica Portuguesa a cerimónia protocolar de doação do espólio Musical do Maestro Manuel Ivo Cruz. Ao longo dos 50 anos de carreira como chefe de Orquestra, o Maestro Manuel Ivo Cruz, já dirigiu a maior parte das obras que se inscrevem no reportório da música sinfónica. É porventura o Maestro português que mais ópera dirigiu, quer em quantidade mas principalmente em diversidade.(...)

2 comentários:

Ana disse...

Guta,fico muito sensibilizada que tenha colocado estas declarações do Maestro Manuel Ivo Cruz no seu blog!...tenho uma admiração muito grande pelo Maestro e um carinho especial por tudo o que tem feito na defesa do património musical português.É importante dizer que o Maestro doou recentemente todo o seu espólio musical à Universidade Católica do Porto,para o fácil acesso à investigação,...o carinho pela Família Real Portuguesa juntamente com a Música,são talvez.os seus elementos vitais....incluindo a Leonor e a grande Amizade e dedicação que tem pelos seus Amigos.

Maria Menezes disse...

Obrigada Ana por me ter lembrado desse detalhe que já o tinha registado mas depois esqueci-me de acrescentar.
A doação do seu espólio musical foi no ano passado, dia 3 de Junho.