sexta-feira, 12 de novembro de 2010

GOSTO SEMPRE DE RELEMBRAR POR QUEM ERA O POVO...

«Dom Miguel era um homem de ideais católicos e tradicionalistas, os quais defendia com frontalidade. Era pouco popular entre a burguesia, mais aberta à influência do ideário liberal, mas gozava de grande popularidade entre o povo, que, caído na miséria após as guerras contra Espanha e França, via num rei forte a figura de um salvador. A isto acresce que era a Igreja quem muitas vezes matava a fome do elevadíssimo número de mendigos e deserdados de mais de 30 anos de guerras, pelo que a inimizade dos liberais face a esta instituição terá levado a que o povo se colocasse ainda mais do lado miguelista. Dom Miguel era também um admirador do chanceler Metternich da Áustria, embora afirmasse não ser adepto de uma Monarquia Absoluta mas apenas pretender libertar Portugal das influências estrangeiras, principalmente das ideias da Maçonaria, que considerava nefastas.»
Fonte: Incúria da Loja

2 comentários:

MIGUELISTA disse...

Senpre apoiei o Senhor Dom Miguel e recordo com muita saudade o que me foi transmitido pelos meus antepassados que na época foram leais à Monarquia Tradicional Católica e, claro, anti-maçónica.

PPA disse...

Cara e estimada Maria,

Tive um antepassado meu, via paterna, que era miguelista e sofreu muito com a perseguição da maçonaria...ao ponto de ter que andar fugido.