terça-feira, 9 de novembro de 2010

A ARTE NATURAL DO REI DOM CARLOS I

Apreciador de boa mesa e sobretudo do convívio em Seu redor com amigos e convidados, Dom Carlos nunca se eximiu a desenhar ele próprio os menus de muitas das refeições serividas em Vila Viçosa (tal como fazia a bordo dos seus iates). Os temas estavam normalmente ligados à cinegética ou ao mar, consoante a ocasião ou a inspiração.
Por outro lado, o Rei também desenhou os motivos de um serviço de jantar que o Conde de Sabugosa ofereceu ao amigo comum Bernardo Pindela, Conde de Arnoso. Por último, fez ainda algumas incursões no campo da cerâmica. Conta-se que durante as Suas estadas nas Caldas da Rainha os Reis frequentavam com alguma assiduidade o atelier do mestre Bordalo Pinheiro.
Livro D. Carlos, com a direcção de Joaquim Vieira

2 comentários:

Maria Salgueiro disse...

Estive no sábado no palacio de Vila Viçosa e vi os menus do Rei D.Carlos.O palácio é maravilhoso,e da maneira que tudo está exposto até parece que a qualquer momento nos vamos encontrar com os reis.Só tive pena de não ver o museu do tesouro mas ao fim de semana está fechado o que é uma pena.Penso que a casa de Bragança devia rever os dias em que fecha este museu porque ao fim de semana é quando deve haver mais visitantes, pelo menos eu vi 3 autocarros na visita ao palácio.Aconsdelho quem possa ir visitar Vila Viçosa que o faça porque tem um património real maravilhoso.

Maria Menezes disse...

Eu também lá estive num fim de semana e não vi o museu do tesouro.
O Palácio tem um director e só escrevendo para lá e dar-se essa sugestão.
Realmente não faz sentido que o museu esteja fechado aos fins de semana. Republicanices!!!!