terça-feira, 7 de setembro de 2010

PARENTES DE S.A.R., DOM DUARTE VISITAM PORTUGAL
Portugal conta com uma importante comunidade de nacionais, residentes no Grão-Ducado do Luxemburgo. A influência portuguesa tem algum relevo, embora algumas tensões vão surgindo, gerando controvérsias como aquelas que recentemente foram divulgadas na imprensa.
Quando da realização da EXPO 98, um casal de luxemburgueses procurou informar-se acerca Lisboa e deixou cair uma observação menos agradável acerca da nossa forte presença no seu país. A senhora chegou mesmo a dizer ser urgente o repatriamento de uma grande parte desses portugueses. Respondi secamente e de forma bem explícita, que ..."devem então começar pela própria família reinante!" Não tendo percebido o que lhes dissera, expliquei-lhes porquê: ..."o vosso soberano é duplamente
descendente dos reis de Portugal e parente muito chegado da Casa de Bragança. Assim, os senhores devem ter mais atenção ao que dizem, precisamente quando visitam este país."

Chegam hoje a Portugal, os
Grãos-Duques do Luxemburgo. Que sejam bem-vindos e que a sua ascendência sirva de alguma compensação para aquilo que uns poucos comensais andam a comemorar.
Nuno Castelo Branco - Estado Sentido
---------------------
Luxemburgo - O Grão-Duque João, é duplamente parente de Dom Duarte: por seu pai, Félix de Bourbon-Parma; por sua mãe, a Grã-Duquesa Carlota, é neto da Infanta Dona Maria Ana. Seus pais eram, portanto, primos direitos e as Infantas suas avós, ambas filhas de Dom Miguel. A Grã-Duquesa Josefina Carlota é irmã do Rei da Bélgica.

(Clique na imagem para ampliar)

1 comentário:

Rogério Quintela Silva disse...

Sejam bem-vindos os Grão Duques do Luxemburgo.
Um reencontro com a História...