sexta-feira, 24 de setembro de 2010

IMPRENSA: MONÁRQUICOS JUNTAM-SE A DOM DUARTE

O dia vai ser de festa um pouco por todo o país, com epicentro em Lisboa e ramificações espalhadas por dezenas de cidades. Mas a comemoração do centenário da República, no próximo dia 5 de Outubro, tem também um reverso da medalha, na forma de "dia triste para a causa monárquica", como sintetiza o responsável pela comunicação da Causa Real, João Távora. Um sentimento que será, no entanto, igualmente traduzido em comemoração, com a organização de uma "proclamação de lealdade de todos os monárquicos" ao Chefe da Casa Real, Dom Duarte.
A iniciativa, organizada pela Causa Real, vai decorrer em Guimarães, no Paço dos Duques de Bragança, estando prevista a reunião de pelo menos "400 a 500 monárquicos de todo o país" junto da primeira residência da família que em 1640 assumiu a Chefia da Casa Real Portuguesa, dando início à dinastia de Bragança.
"Será uma boa oportunidade para mostrar solidariedade e união em torno do Rei Dom Duarte, num dia triste para todos os monárquicos. Ao mesmo tempo será uma forma de dar visibilidade à Causa Monárquica", defende João Távora.
Além dos elementos das 16 Reais Associações existentes em Portugal, a Causa Real conta com a mobilização dos "simpatizantes da causa monárquica e dos cidadãos que não se revêem na actual forma de regime". Um dos grandes atractivos da cerimónia será o discurso de Dom Duarte, anunciado como "uma importante alocução".
"Tenho informações de que será um discurso muito surpreendente", explica João Távora, rejeitando, porém, a possibilidade de o Chefe da Casa Real debruçar-se de forma crítica sobre a conjuntura política actual. "Será uma comunicação mais centrada na portugalidade e no futuro de Portugal no mundo", resume o porta-voz e vogal da direcção da Causa Real.
Para facilitar a adesão a esta iniciativa, as Reais Associações estão a organizar deslocações em autocarros para Guimarães. Em Lisboa, está prevista a disponibilização de pelo menos dois autocarros, com bilhetes disponíveis a 20 euros para adultos e dez euros para jovens.
No dia anterior, 4 de Outubro, a Causa Monárquica assinalará também o centenário da República com a inauguração da exposição "A Repressão da Imprensa na 1ª República", que decorrerá entre os dias 4 e 15 de Outubro em Lisboa, no Palácio da Independência. A exposição é organizada pela Plataforma do Centenário da República e tem o apoio da Causa Real, embora, como assinala esta entidade, a mesma ocorra "à margem das comemorações oficiais dos 100 anos da República portuguesa e também, o que é mais penoso, à margem da investigação oficial sobre os primórdios do regime republicano."
Jornal I de 23-09-2010
----------------------------
(Clique na imagem para ampliar)

Sem comentários: