Uma exposição sobre a “perseguição à imprensa” e uma “Proclamação de Lealdade” a Dom Duarte Pio são algumas das iniciativas previstas por diversas correntes monárquicas e que coincidem com o centenário da implantação da República.quinta-feira, 30 de setembro de 2010
MONÁRQUICOS MOBILIZAM-SE EM LISBOA E GUIMARÃES PARA CONTESTAR O 5 DE OUTUBRO
Uma exposição sobre a “perseguição à imprensa” e uma “Proclamação de Lealdade” a Dom Duarte Pio são algumas das iniciativas previstas por diversas correntes monárquicas e que coincidem com o centenário da implantação da República.DISCURSO DE EL-REI DOM MANUEL II, TÃO ACTUAL NOS DIAS DE HOJE!
quarta-feira, 29 de setembro de 2010
ACABOU-SE! VIREI MONÁRQUICO!
terça-feira, 28 de setembro de 2010
ANIVERSÁRIOS DE SUAS MAJESTADES, EL-REI DOM CARLOS E RAINHA DONA AMÉLIA
segunda-feira, 27 de setembro de 2010
REAL ASSOCIAÇÃO DE LISBOA DISPONIBILIZA TRANSPORTE.
VISITA À TRAFARIA DA FAMÍLIA REAL - 30 DE JUNHO DE 2001
Desta vez, à chegada à Trafaria, a Família Real e seus acompanhantes, foram recebidos pelos responsáveis da Organização destas comemorações, à frente da qual se destacavam o Presidente da Junta de Freguesia da Trafaria e outros responsáveis, como os Mordomos da Festa de São Pedro e dirigentes da Sociedade Musical Trafariense, o Senhor Padre Sérgio Alves Quelhas, Pároco da Igreja da Trafaria, com a colaboração do Seminarista João Luís Paixão e outras entidades locais, literalmente envolvidos num ambiente festivo e amplamente participado pela população local que, podemos afirmar, não deixou ninguém em casa. Impressionante, também, pelo rigor e organização manifestados, a presença muito numerosa de jovens do Agrupamento de Escuteiros 372 da Trafaria de alunos das Escolas Primárias Nº 1 e Nº 2 (Escola da Corvina), todos empunhando pequenas bandeiras reais ao som da excelente Fanfarra do Batalhão de Bombeiros Voluntários da Trafaria.
Após o desembarque e sempre rodeados pela população da Trafaria, percorreu-se, a pé, em ambiente de muito calor humano e avidez de proximidade de SS.AA.RR., o trajecto até à Igreja de São Pedro, que foi pequena para acolher todos aqueles que quizeram assistir à missa celebrada pelo Senhor Padre Sérgio Quelhas, de Sufrágio pelas almas de Suas Majestades, El-Rei Dom Carlos e a Rainha Dona Amélia. Esta cerimónia religiosa foi de grande elevação e devoção que a todos sensibilizou, pelo que a Homilia com que o Senhor Padre Sérgio Quelhas a todos abraçou, por certo, perdurará no tempo e na memória das recordações gratas que se perpetuam para além do tempo, que é o nosso. A Duquesa de Bragança, Senhora Dona Isabel, depositou uma corôa de flores no altar de Nossa Senhora da Conceição, Padroeira de Portugal, gesto que sublinhou um momento de grande significado e devoção. Terminada a cerimónia religiosa, e sempre rodeados pela população entusiasmada e participativa, foram distribuídos muitos Boletins da Real Associação de Lisboa que, em muitos casos, serviram para recolha de assinaturas de SS.AA.RR., autografando-as carinhosamente para além de abundante distribuição de pequenas bandeiras e auto-colantes reais. Teve então lugar um Desfile Histórico, protagonizado por jovens das Escolas Primárias, alusivos à época, onde se destinguiam figuras representando as mais diversas profissões liberais, pescadores, banhistas, varinas, padeiros, vendedores, elementos da nobreza, o Rei, a Rainha, etc., enquadrados pela permanente animação e desempenho dos representantes do Agrupamento de Escuteiros 372 da Trafaria.
Num palco, situado no topo da rua onde se realizou o Desfile Histórico, SS.AA.RR., e os Organizadores deste magnífico evento, com os Mordomos da Festa de São Pedro, responsáveis da Sociedade Recreativa Musical Trafariense, na presença do Senhor Padre Sérgio Quelhas, trocaram ofertas, que vão prepetuar recordações, deste dia inesquecível passado na Trafaria. Depois do encerramento das comemorações, SS.AA.RR., almoçaram na Quinta da Nossa Senhora da Conceição (Trafaria), a convite da Família Quintela. O regresso a Lisboa de SS.AA.RR., e convidados, teve lugar pelas 15:30 horas, de novo a bordo do barco "São Paulus" da Transtejo. À chegada a Lisboa, em todos residia a sensação de que se vivera uma jornada monárquica muito relevante e a convicção de que se aproximam tempos de mudança. O povo da Trafaria, como em todo o Portugal, manifestou, inequívocamente, na sua tradicional sabedoria, o seu sentimento de natural afeição e proximidade à Família Real e o que ela representa, uma "Família Dinástica" que "tem o seu lugar distinto e insubstituivel". De facto - "Tem-no também, sem concorrência visível de nenhum outro órgão, como guardadora da integridade do carácter da grei na vigilância e precaução dos interesses futuros e, sobretudo, na criação, no planeamento e na prossecução dos grandes projectos nacionais".Boletim "Real" da Real Associação de Lisboa, Nº 47/48 de Setembro de 2001
domingo, 26 de setembro de 2010
ARRUADA MONÁRQUICA EM CASCAIS - 25 DE SETEMBRO DE 2010
PACTO DE DOVER
Fonte: http://www.angelfire.com/pq/unica/il_doc_pacto_de_dover.htm
sábado, 25 de setembro de 2010
APELO DE UM MONÁRQUICO A TODOS OS MONÁRQUICOS PORTUGUESES
sexta-feira, 24 de setembro de 2010
IMPRENSA: MONÁRQUICOS JUNTAM-SE A DOM DUARTE
IMPRENSA: ENTRONIZAÇÃO DE S.A.R., DOM DUARTE NA CONFRARIA DE CERVEJAS
-------------------------

S.A.R., DOM DUARTE DE BRAGANÇA ASSISTIU AO "TORNEIO DE POLO" EM SANTO ESTEVÃO
| S.A.R., O Senhor Dom Duarte, Duque de Bragança, com a equipa vencedora da Nespresso. Foto do blog IN Parties |
LIVRO: À DESCOBERTA DA MONARQUIA - CINCO OLHARES PARA O FUTURO
(Clique na imagem para ampliar)quinta-feira, 23 de setembro de 2010
A Causa Real promove no próximo dia 5 de Outubro no Paço dos Duques de Bragança, em Guimarães pelas às 15,00 horas, uma Proclamação de Lealdade para com S.A.R. O Senhor D. Duarte, Duque de Bragança, que juntará membros de todas as Reais Associações existentes no território nacional, simpatizantes da Causa Monárquica e cidadãos que não se revêem na actual forma de regime.Apela-se à participação e presença de todos nesta acção em que terão ocasião de escutar uma relevante alocução ao país do Chefe da Casa Real. Para tanto, a Real Associação de Lisboa disponibiliza transporte em autocarro com preços especiais, incluindo para jovens com 50% de desconto.
BLOGUE REAL ASSOCIAÇÃO DE LISBOA
Esta exposição é feita à margem das comemorações oficiais dos cem anos da república portuguesa e também, o que é mais penoso, à margem da investigação oficial sobre os primórdios do regime republicano.
Trata-se da exibição dum conjunto de várias dezenas de quadros que evidenciam existência de um sistema repressivo regular e duradouro, mantido ao longo da primeira república. Durante esse período o regime estabeleceu formas imaginativas, directas e eficazes, de impedir o acesso do público aos textos perniciosos ou nefastos ao regime: o uso o assalto, a apreensão, a suspensão, e até a censura sem fundamento legal de jornais ou artigos foi tão frequente e continuado, que no seu conjunto constituiu um sistema repressivo sólido e consistente. A estratégia era a sustentação de um regime que não aceitava a contestação dos seus fundamentos, e uma classe política que não punha em jogo a sua permanência no poder. É esta a tese da presente exposição que assim se opõe à ciência histórica em vigor.
Não falte, a entrada é gratuita com oferta do catálogo - de Segunda a Sexta!
quarta-feira, 22 de setembro de 2010
terça-feira, 21 de setembro de 2010

Com vista a promover presença significativa de monárquicos para a Proclamação de Lealdade para S.A.R., O Senhor Dom Duarte Pio no próximo dia 5 de Outubro no Paço dos Duques de Bragança em Guimarães, a Real Associação de Lisboa disponibiliza transporte em autocarro com preços especiais, incluindo para jovens com 50% de desconto. Podem reservar-se lugares tanto através da nossa loja online (Adultos aqui – Jovens aqui) ou presencialmente de 2ª a 6ª até dia 1 de Outubro das 15h00 às 18h00 na nossa sede no Largo Luís Camões. A partida far-se-á da Praça Marquez de Pombal, lado Sul às 9h00 da manhã estando o regresso previsto para as 17h00 hs.
Mais esclarecimentos no mesmo horário pelo telefone 21-342 81 15. - REAL ASSOCIAÇÃO DE LISBOA
Fonte: Alvalade Info
Fotos: Rui Monteiro – Blogue Causa Monárquica
Ontem realizou-se com o apoio da Real Associação de Lisboa uma arruada, mais de duas dezenas de pessoas concentraram-se por volta das 15h no largo da Praça Luís de Camões. Agradecemos ao senhor Presidente João Mattos e Silva o apoio tanto de material de campanha como de divulgação da mesma arruada através da própria RAL.
Inicialmente começámos a distribuir mesmo ali bandeiras e panfletos da Juventude Monárquica, demos duas voltas também para as pessoas que não estão habituadas a campanhas políticas entrarem dentro da dinâmica. Pessoalmente não foi uma experiência nova, fazer campanha política em terreno não propício é complicado e envolve algum jogo de cintura com fair-play e sempre bom espírito para quem abordamos, nem todos que vinham connosco estavam habituados a estas coisas mas envolveram-se. A Causa Real apesar de não ser um partido tem de ter a sua componente política e como tal não pode prescindir das armas que a mesma luta tem ao nosso dispor.
Demos a cara, descemos o Chiado fomos até aos Ármazens Grandela, tivemos uma arma política em comum com os Homens da Luta ou seja o Megafone que nos permitiu divulgar de uma forma mais eficaz a nossa voz e a mensagem. Descemos até à Praça D.Pedro IV no Rossio, demos a volta pelo Teatro D.Maria II passando pelo café gelo, voltámos para baixo em direcção à Rua Augusta.
Com uma forte adesão da população não tivemos problemas, as pessoas pediam-nos bandeiras, falavam connosco, alguns pediram para se inscrever na Real Associação mais próxima. Houve uma adesão popular de todas as faixas etárias, mesmo os jovens que actualmente mostram-se na sua maioria alienados da vida política mostraram interesse e em alguns casos alegria por nos verem. Claro que como em todas campanhas há provocações mas neste caso não foram nada de especial tendo em conta que nem sequer um “Viva à república” foi dito, um pouco de fair-play é sempre bom.
No Terreiro do Paço virámos em direcção aos Passos dos Concelho, passámos em frente à Esquadra da PSP que logo mandou 3 agentes talvez com medo de que algo fosse feito na CML, se no ano passado o 31 da Armada gozou na cara deles ao colocar uma bandeira, desta vez passaram vinte e tal bandeiras em frente aos pobres agentes que tiveram de mostrar serviço feito, depois de fotos de grupo e alguma compreensão por parte dos agentes da PSP subimos e dirigimos-nos em direcção ao Chiado e posteriormente Praça Luís de Camões.
No fim ficámos com um soriso na cara da mesma forma que começámos o dia quando o nosso companheiro Ricardo Gomes da Silva deu duas bandeiras a duas crianças que estavam à janela a delirar com o colorido das nossas bandeiras …
Viva o REI !!!Viva PORTUGAL !!!
Causa Monárquica
segunda-feira, 20 de setembro de 2010
RESUMO DA ARRUADA EM LISBOA, NO DIA 20 DE SETEMBRO DE 2010
Decorreu sem qualquer problemas a arruada monárquica em Lisboa, na qual, mais uma vez, a população demonstrou que tem no seu ADN o sentimento monárquico, misturado, naturalmente, com uma certa nostalgia de um certo passado, mas também, olhando para a Bandeira da Monarquia Constitucional, como a “Bandeira da Esperança”. Foram distribuídos panfletos informativos e bandeiras de menor tamanho, seja a adultos, seja a crianças.
Não deixará de ser espantoso, a aceitação popular que a Bandeira da Monarquia tem na população. E encontrámos, apenas e só, um único republicano que, contudo, só soube dizer “Vivas à República” – naturalmente, os argumentos republicanos ficaram em casa….
Numa análise concreta, relativamente à participação monárquica, houve bastante entusiasmo em torno da divulgação da Monarquia aos Lisboetas.
Notou-se uma clara falta de experiência e de vitalidade na defesa da Monarquia; nada que não se possa corrigir com o tempo, naturalmente.
É fundamental lutar com vigor e espírito de sacrificio naquilo em que se acredita. Espero ver mais jovens no futuro, nestes eventos.
Relembro que desde o passado dia 4 de Outubro, os Monárquicos não apareciam em acções de militância nas ruas da Capital. - Fonte: PDR - PROJECTO DEMOCRACIA REAL
domingo, 19 de setembro de 2010
ALGUNS "GOSTOS" DE S.A.R., DOM DUARTE DE BRAGANÇA
sábado, 18 de setembro de 2010























