domingo, 14 de fevereiro de 2010

UM HERÓI PORTUGUÊS
Henrique Mitchell de Paiva Couceiro (Lisboa, 30 de Dezembro de 1861Lisboa, 11 de Fevereiro de 1944) foi um militar, administrador colonial e político português que se notabilizou nas campanhas de ocupação colonial em Angola e Moçambique e como inspirador das chamadas incursões monárquicas contra a Primeira República Portuguesa em 1911, 1912 e 1919. Presidiu ao governo da chamada Monarquia do Norte, de 19 de Janeiro a 13 de Fevereiro de 1919, na qual colaboraram activamente os mais notáveis integralistas lusitanos. A sua dedicação à causa monárquica e a sua proximidade aos princípios do Integralismo Lusitano, conduziu-o por diversas vezes ao exílio, antes e depois da instituição do regime do Estado Novo em Portugal.Henrique Paiva Couceiro (1861-1944).
Sinopse: Este livro é o retrato da vida de um D. Quixote, de um Santo Condestável, um homem de aventuras e tragédias que comandou expedições por terras desconhecidas em Angola, combateu em Moçambique e voltou a Portugal para fazer política e desafiar a República em incursões românticas que iriam restaurar a monarquia. Anglófilo, monárquico, inimigo de Salazar e por ele exilado em Granadilha, nas Canárias, Henrique Paiva Couceiro é um herói português que, no dia em que entrou para o quadro de oficiais do exército, foi preso por dar cinco tiros num civil desarmado para vingar um insulto habitual dirigido a sua mãe em pleno Chiado…
Autor: Vasco Pulido Valente
Editora: Alêtheia Editores
À venda: Livraria Bertrand

1 comentário:

Miguel de Paiva Couceiro disse...

É pena que seja dado mais relevância ao período após o 5 de Outubro que aos seus feitos em África, ao homem que foi toda a vida, ao Português que foi como poucos e ao seu combate constante, e muito mal compreendido, por um Portugal melhor!
Foi dos raros que lutaram contra a miséria em que ficou o nosso País com a implantação da República. Quase com 80 anos ainda tinha a coragem de aceitar as consequências dos seus actos e palavras, mesmo se tal lhe custou o degredo para terras poucos hospitaleiras...
Henrique de Paiva Couceiro merece mais!
Miguel de Paiva Couceiro (miguel.depaiva@skynet.be)