sábado, 6 de fevereiro de 2010

O QUE FOI DITO SOBRE A MONARQUIA
"A Monarquia é o mais maleável dos regimes, o mais pronto a se renovar, aquele que tem menos medo das idéias e o que menos se encerra na rotina" (Bainville).
"Acto de inteligência, a Monarquia é o princípio que resume os valores que a razão humana e a experiência dos povos revelaram, um a um, como possível na construção política do Estado" (Francisco de Sousa Tavares).
"A Monarquia é tradicional por seus princípios, moderna por suas instituições" (Conde de Paris).
"A História, que é a política experimental, demonstra que a Monarquia hereditária proporciona ao homem o governo mais estável, mais feliz e mais natural" (Joseph de Maistre).
"Se mandaram os reis embora, hão-de tornar a chamá-los" (Alexandre Herculano).
"A Monarquia jamais esquecerá que seu primeiro dever é proteger o fraco contra todas as opressões" (Duque de Orléans).
"Tratem de arranjar um Rei. Com esta receita dirigida às transições frustradas, Jardi Solé Tura, político de activa e inteligente presença na construção democrática espanhola, não sugere, é claro, a procura por um monarca desempregado para assumir o cume do poder. Sob o bom humor da forma, lembra uma inscrição inequívoca da democratização espanhola: a necessidade de um factor de estabilidade que permita à transição neutralizar as forças adversas, como uma espécie de pólo de convergência geral, situado acima das diferenças" (Jânio de Freitas).
"A esta altura sinto-me inclinado a votar pela monarquia simplesmente porque é uma rima antonómica da anarquia" (Senador Roberto Campos).
"A Monarquia, quando nela existirem as boas regras escritas a que chamamos leis, é a melhor das Constituições" (Platão).
"A função do Rei da Espanha consiste em acatar a Constituição" (Rei Juan Carlos).
"Quer dizer que a Monarquia é a protectora natural dos interesses do povo, e por povo se deve entender todos os cidadãos, todos os filhos da mesma Pátria, seja qual for a sua condição social" (Firmin Bacconnier).

Sem comentários: