A IMPERATRIZ CORAGEM
A editora Aletheia, de Zita Seabra, publicou em Abril a biografia de uma outra Zita, esta última Imperatriz da Europa, nascida Princesa de Bourbon Parma, filha do Duque Roberto de Parma e da Infanta Dona Maria Antónia, filha do nosso Rei Dom Miguel I, casada com Carlos de Habsburgo, último Imperador da Áustria e Rei da Hungria.
A História da vida desta intrépida princesa, é também a História dos últimos anos do Império, da eclosão e desenvolvimento da I Grande Guerra, da História da Europa Central, do nazismo invasor da Áustria, do exílio na Ilha da Madeira onde o Imperador morreu, um pouco por toda a Europa e no Canadá, das traições dos socialistas austríacos que lutaram contra os Habsburgos e pela integração na Grande Alemanha, dos países vencedores do conflito que preferiram tudo menos a restauração da Dinastia, com os seus complexos republicanos ou ódios ao Império, da heroicidade de Carlos, que tudo fez para sair da guerra e preservar a paz. E é a história de uma mulher ímpar, de personalidade forte, de uma humildade imensa, de uma Fé inquebrantável, de uma amor incomensurável pelo marido e pelos filhos.
O autor é Jean Sévillia, jornalista e escritor francês. É uma belíssima fotografia que nos ajuda a compreender muitas coisas e a cimentar os conhecimentos que tínhamos sobre o Imperador, sobre a Imperatriz e sobre a sua família e nomeadamente o herdeiro, Arquiduque Otto. Um livro para quem gosta de História e um livro para os monárquicos entenderem melhor o quão mal os republicanos têm feito â Europa. A não perder.
João Mattos e Silva, Facebook
1 comentário:
Assim que chegar a terras lusas, compro. Obrigada pela informação, Guta. Beijinho. :-)
Enviar um comentário