Em 1901, entre 22 e 25 de Junho, visitaram a Madeira as suas Majestades o El-Rei D. Carlos I e a Rainha D. Amélia de Portugal. Nessa altura as reportagens oficiais foram efectuadas por Vicente Gomes da Silva, Augusto Maria Camacho e Manuel de Olim Perestrello, tanto continentais como insulares. Em 1865, Vicente Gomes da Silva, fixa a sua residência na rua da Carreira Torna-se o mais prestigiado fotógrafo da Madeira, tendo trabalhado para as mais ilustres personalidades que visitaram a Ilha. Como exemplo é agraciado em 1860, como “ Photographe de Sa Majesté L’Imperatrice d’Austriche”, aquando da visita da Imperatriz Elisabeth de Aústria, a célebre Sissi. Mais tarde, em 1901, torna-se “Photographo da Casa Real Portuguesa”, aquando da visita das Suas Majestades a Madeira acompanhando desde o inicio o programa Real á ilha.
John Burden Blandy ofereceu um banquete sob a forma de piquenique ao Rei e à Rainha, ao seu séquito e também aos residentes locais e membros da comunidade inglesa em frente à Casa Velha. O Rei chegou à herdade a cavalo e a Rainha de carroça.
Tudo tinha sido pensado ao mais pequeno pormenor, excepto uma coisa – palitos! Quando, no final do almoço, o Rei pediu um palito, John Ernest Blandy aparou um fósforo.
Foi realizado um jogo de ténis com Dom Carlos vestido com o seu colete e a fumar um charuto. O seu adversário era John Ernest Blandy que, para jogar, tirou as botas em pele e jogou apenas com meias.
Fonte de imagens:
- Torre do Tombo
- Wikimedia
- Arquivo CM Madeira.
Sem comentários:
Enviar um comentário