terça-feira, 19 de junho de 2012

FOTOS: SS.AA.RR., DOM DUARTE DE DONA ISABEL NA COMEMORAÇÃO DOS QUATRO SÉCULOS DA RONDA DA LAPINHA

O Arcebispo de Braga, D. Jorge Ortiga, presidiu este domingo à cerimónia de consagração das famílias portuguesas a Nossa Senhora, realizada na comemoração dos quatro séculos da Ronda da Lapinha.
O Largo do Toural registou uma enchente histórica, no evento em que participaram os Duques de Bragança.
“Somos família, somos a Igreja porque nos amamos”. Este foi o refrão entoado pelos coros paroquiais que se juntaram aos músicos da Fundação Orquestra Estúdio, dirigida pelo maestro Rui Massena, antes da cerimónia de consagração das famílias portuguesas a Nossa Senhora.
Apesar da instabilidade climatérica, a multidão a encheu o renovado espaço para assistir ao encontro da imagem peregrina da Lapinha, no dia da sua Ronda, com as imagens das Senhoras da Oliveira, do Alívio, da Abadia, da Oliveira, da Penha, da Madre Deus e Nossa Senhora dos Milagres, oriunda da Galiza.
O Arcebispo-Primaz de Braga presidiu à cerimónia.da consagração das famílias portuguesas a Nossa Senhora, mostrando-se comovido com “multidão congregada ao redor de Maria”.
Os Duques de Bragança foram os convidados da Irmandade da Lapinha para representar as famílias portuguesas nesta celebração do jubileu dos 400 anos do primeiro clamor.
CALVOS, 17 de Junho 2012. Os 400 anos do Clamor da Ronda da Lapinha são celebrados este domingo. Para assinalar o simbólico aniversário foram introduzidas algumas novidades. A cerimónia de Consagração das Famílias Portuguesas no Largo do Toural, a visita dos Duques de Bragança e a actuação da Fundação Orquestra Estúdio são alguns dos destaques do 400º aniversário da Ronda da Lapinha.
OS REIS ENTRE O POVO 
Fotos de Manuel Beninger

Sem comentários: