O Real Clube de Veículos Antigos Dom Carlos I - VilarClássicos é um Clube de apaixonados por veículos antigos e clássicos, fundado para convívio dos Membros Associados em memória daquele que é considerado como o verdadeiro “Pai do Automobilismo Português” (palavras de S.A.R., O Duque de Bragança), Sua Majestade Dom Carlos I de Saxo – Coburgo Gota Bragança, Rei de Portugal.
Dom Carlos I foi uma mente brilhante que contribuiu para o desenvolvimento dos transportes automatizados em Portugal, no final do Século XIX, princípio do Século XX, organizador dos primeiros ralis, fundador do primeiro automóvel clube Português sendo que guardava alguns dos seus veículos (para uso e deslocação em Ourém) nas garagens localizadas no Pinhal do Rei, actual Vilar dos Prazeres, (antiga Charneca) em pleno Centro Histórico do Condado Ouriense.
----------------------------
AUTOMÓVEL CLUBE DE OURÉM PARTICIPA NO PASSEIO DE CARROS ANTIGOS E CLÁSSICOS
O Real Clube de Automóveis Antigos Dom Carlos I – Vilar Clássicos leva a efeito no próximo dia 27 de Maio um passeio de carros antigos e clássicos à XXII Feira de Artesanato e Gastronomia da Batalha.
O Automóvel Clube de Ourém vai participar nesta iniciativa que se pretende um passeio de cariz eminentemente histórico e cultural.
Até ao momento já se encontram inscritas perto de três dezenas de viaturas. A inscrição é gratuita em virtude da refeição ser por conta dos participantes, os quais têm a oportunidade de escolher entre as numerosas tasquinhas presentes na Feira de Artesanato e Gastronomia da Batalha.
1 comentário:
Este Real Automóvel Clube de Portugal, foi das poucas Associações que transitaram da Monarquia para a República, à qual só lhe foi retirada a palavra Real, como é obvio, mas que ainda hoje continua a ser um previalijadíssimo Clube, do qual o meu avô materno foi sócio, tal como eu sou hoje.
Ainda hoje este Clube, liderado por pessoas de grande carisma, dos quais se podem contar muitos monárquicos, se fazem provas com clássicos ao estilo do Automóvel Cube de Ourém.
Edite Cecília Rodrigues
Enviar um comentário