quinta-feira, 13 de outubro de 2011

S.A.R., DOM DUARTE CONVIDADO DE HONRA NA SESSÃO SOLENE EM HOMENAGEM A EL-REI DOM DINIZ

Integrada nas comemorações dos 750 Anos do Nascimento de Dom Dinis, a Câmara Municipal de Odivelas protagonizou uma Sessão Solene de homenagem ao Rei “O Lavrador”, vulto incontornável da nossa história.
A Sessão Solene decorreu no dia 8 de Outubro, no emblemático Refeitório do Mosteiro de S. Dinis que acolheu as várias dezenas de pessoas que fizeram questão de marcar presença nesta nossa homenagem.
Convidado de honra na cerimónia, Dom Duarte, Duque de Bragança, confidenciou ser Dom Dinis, o Rei que mais admira, não passando despercebida esta data tão importante para si próprio e para o país.
Por sua vez, a Presidente da Câmara Municipal de Odivelas sublinhou que “para os Odivelenses, Dom Dinis está entranhado no ADN da sua alma, e como jovem concelho que somos, procuramos partilhar dessa visão de progresso, desse rasgo de audácia que tanto o caracterizou. Susana Amador descreveu ainda o Mosteiro S. Dinis, como a “Jóia da Coroa” do Município, partilhando a alegria sentida pelo mesmo passar, novamente, a estar aberto ao público, em geral, e aos Munícipes de Odivelas, em particular. Esta abertura de portas, em visitas guiadas e gratuitas no primeiro e terceiro domingos de cada mês, foi oficializada na assinatura de um Protocolo entre o Instituto de Odivelas e a Câmara Municipal. Protocolo que, no entender do Director do Instituto, Coronel José Serra, “é um simples passo na relação institucional com a Câmara”.
A Cerimónia contou ainda com uma Evocação de Sapiência de Pedro Barbosa, Director do Centro de Estudos de História da Faculdade de Letras de Lisboa, e ainda com um momento cultural proporcionado pelo Maestro Nuno Lopes, ao piano, e por Victor de Sousa, numa declamação de poemas.
Antes da Sessão solene, destaque para a recepção a Dom Duarte nos Paços do Concelho, seguida de uma visita ao Centro de Exposições de Odivelas.
Câmara Municipal de Odivelas, 10 de Outubro de 2011

Sem comentários: