segunda-feira, 31 de outubro de 2011

A FAMÍLIA REAL PORTUGUESA EM MOÇAMBIQUE, 1959

Há uns tempos referi que a única vez que um membro da família real portuguesa havia estado em Moçambique fora em Julho/Agosto de 1907, aquando da visita do Príncipe Real, S.A.R., Dom Luiz Filipe.
O meu amigo no Facebook, José Crespo de Carvalho, anotou que não era bem assim. Na verdade, a família real portuguesa visitou Moçambique em 1959, como se pode ver em baixo. Adicionalmente, S.A.R. Dom Duarte Pio, actual Duque de Bragança e Chefe da Casa Real portuguesa, prestou serviço militar no Norte de Moçambique entre 1965-1967. Diz o José: ” S.A.R., Dom Duarte Pio por volta de 1965/67 voltou à Beira (estava a prestar serviço militar no Norte nos helis) era Tenente. Ficou instalado na casa de hóspedes (casa existente nos jardins da casa do Engº Jorge Jardim). Houve um beberete na casa dele para os Monárquicos que quisessem lá ir com os tradicionais discursos. Houve também um jantar com Dom Duarte mas mais restrito, com os “dirigentes” da Causa Monárquica.
Eis as fotos, tiradas pelo Sr. Engº Crespo de Carvalho, que foram gentilmente facultadas pelo José, cujos pais guardaram até esta data, e que foram restauradas por mim.

S.A.R., Dom Duarte Nuno à chegada à Beira. É o do meio. Segundo relata o José Crespo de Carvalho, "quem os esperava: as forças vivas da terra, o Senhor Bispo D. Sebastião Soares de Resende, o Governador do Distrito de Manica e Sofala, o Capitão do Porto da Beira, o Comandante das Forças Armadas da Região Centro, directores de serviços , Obras Públicas (Engº Serpa Pinto), o Director de Agricultura e Florestas, Engº Manuel Crespo de Carvalho (representante da Causa Monárquica e quem acompanhou na visita a Família Real), a minha Mãe que era directora e inspectora do exercicio Farmacêutico , Maria Luisa Crespo de Carvalho. Havia muita gente à espera vê-se atrás de uma cerca de onde vem S.A.R., Dom Duarte depois de os ter ido cumprimentar."
Dom Duarte Nuno na aerogare da Beira.
Num outro vôo (como era de protocolo) vieram os filhos de S.A.R., Dom Duarte Nuno. À direita S.A.R. Dom Duarte Pio, o actual Herdeiro ao trono português.
S.A., O Infante Dom Miguel
SAR D. Henrique, assistido pela mãe, SAR D. Maria Francisca de Órleans e Bragança.
S.A.R., Dom Duarte Nuno numa machamba algures nos arredores da Beira.
S.A.R., Dom Duarte Nuno com os filhos e outras pessoas que ainda não identifiquei.
S.A.R., Dom Duarte Nuno, S.A.R., Dom Duarte Pio e S.A., Dom MiguelS.A.R., Dom Duarte Pio, o actual Duque de Bragança, entre José Crespo de Carvalho e o seu irmão, na varanda da residência dos Crespo de Carvalho na Beira, depois de tomar o "matabicho" (pequeno almoço).
S.A.R., Dona Maria Francisca
S.A.R., Dom Duarte Nuno com S.A.R., Dom Duarte Pio. S.A.R., Dom Duarte Nuno na Gorongosa SAR D. Duarte Nuno na Gorongosa a ver a bicharada.


Um leão na Gorongosa naquele dia da visita real.

(Clique nas imagens para ampliar) - Fonte: The Delagoa Bay Blog

1 comentário:

Maria disse...

boa tarde,

encontrei este blog por acaso e adorei! queria apenas dizer que adoro a família de Bragança e adorava que retomássemos a monarquia, á semelhança de outros países da Europa gostava que tivéssemos uma monarquia democrática e ao mesmo tempo voltássemos a reabilitar e a reutilizar muito do nosso património.
A "césar o que é de césar" como tal há muita coisa que por direito devia pertencer à família real de Bragança e que lhes foi retirada, não sei como foi possível nem sei como aceitaram isso tão bem! admiro-vos!

Para mim continuam a ser um símbolo do nosso país e da nossa historia!
Espero continuar a "ver-vos" e que ainda viva um dia para ver Portugal retomar o regime monárquico adaptado aos dias de hoje, claro, com uma monarquia democrática.

bjinhos e desejos das maiores felicidades para a vossa família!
obrigada por serem quem são e como são!

maria gomes
odivelas
27 anos
:)