terça-feira, 3 de junho de 2014

S.A.R., DOM DUARTE: FELIPE TEM VANTAGENS EM RELAÇÃO A JUAN CARLOS

O Duque de Bragança considerou hoje que a decisão do Rei de Espanha de abdicar do trono se deveu a problemas de saúde e defendeu que o sucessor tem vantagens em relação a Juan Carlos.

A razão da decisão do Rei espanhol é, para Dom Duarte Pio de Bragança, explicada pelas dificuldades que Juan Carlos tem sentido nos últimos tempos em cumprir a sua missão.
"Basta ver as fotografias dele, os problemas de saúde, a dificuldade em deslocar-se", afirmou o pretendente ao trono português, em declarações à Lusa.
"Cumprir as missões que tem cumprido tem sido um grande sacrifício pessoal", sublinhou, acrescentando que o Rei de Espanha também teve "bons exemplos" na Europa.
"O Rei da Bélgica, a rainha da Holanda, o próprio papa abdicaram quando acharam que a sua saúde não estava em condições para cumprirem as suas missões", lembrou.
Juan Carlos de Borbón y Borbón manifestou hoje a sua vontade de entregar a coroa ao filho, depois de um reinado de 39 anos, um dos mais longos da história, que começou na sua proclamação a 22 de Novembro de 1975.
Para Dom Duarte Pio de Bragança, o Rei de Espanha teve um papel fundamental na História daquele país, conseguindo que a transição para a democracia fosse feita de forma pacífica.
"Creio que a grande vantagem da Monarquia em países como a Espanha e como a Suécia é que a transição da chefia de Estado é feita de uma maneira tranquila, sem lutas políticas e com uma continuidade que permite ao futuro chefe de Estado continuar a obra que o pai fez", defendeu, adiantando que a Espanha deve ao actual Rei "uma grande gratidão".
"Juan Carlos evitou os conflitos que, por exemplo, tivemos em Portugal na transição para a democracia -- que foi extremamente violenta, com grande destruição da economia, com milhares de mortos nos países que são hoje da CPLP, verdadeiros genocídios com a independência", referiu.
"Em Espanha, a transição fez-se de uma maneira pacífica e o Rei sempre manteve a unidade nacional, que é muito questionada hoje pela Catalunha e pelos bascos", disse.
Apesar do papel político de Juan Carlos de Espanha, Dom Duarte Pio de Bragança considera que o herdeiro tem melhores condições para exercer a liderança actual da Monarquia naquele país.
"O Príncipe Felipe tem algumas vantagens em relação ao pai", afirmou, sublinhando o facto de falar bem catalão e de estar casado "com uma espanhola de origem muito popular".
Estas características, aliadas ao facto de "ser um jovem muito simpático e caloroso" demonstram que Filipe de Bórbon está "muito integrado na realidade democrática da Espanha de hoje".
Por outro lado, "o Príncipe Felipe teve uma preparação técnica e profissional para a sua missão [que foi] notável e tem um relacionamento pessoal com as elites políticas, culturais e militares espanholas que certamente o ajudarão na sua missão", concluiu.
Diário Digital/Lusa

1 comentário:

Anónimo disse...

SAR DOM Duarte de Bragança, tem toda a razão no que disse em relação ao Rei Dom Carlos e à sua sucessão pelo Príncipe Felipe, pois que este, para além de uma exímia preparação para continuar o trabalho deixado pelo seu Pai, é uma pessoa muito querida pelos Espanhóis, em que cerca de 90% são a favor da Monarquia.
Só lamento e muito que os portugueses ainda estejam tão cegos e não vejam as vantagens que a Monarquia trazia para Portugal.

Edite Cecíla