segunda-feira, 23 de junho de 2014

FAMÍLIA REAL PORTUGUESA PRESENTE NA ENTREGA DA CRUZ DA TEOLOGIA DO CORPO AO PAPA FRANCISCO

No passado dia 18 de Junho, quarta-feira, na praça de São Pedro em Roma, o santo padre, o Papa Francisco, recebeu a oferta da Cruz da Teologia do Corpo, por uma delegação portuguesa, presidida pelo Padre Miguel Jorge Pereira, presidente da Associação Cultural Amor e responsabilidade, a qual é responsável pela divulgação e aprofundamento da Teologia do Corpo em Portugal.
Desta delegação portuguesa contavam-se entre outros SS. AA. RR. D. Duarte de Bragança e a D. Isabel Heredia, Duques de Bragança; a Dr. Isilda Pegado, Presidente da Federação Portuguesa pela Vida; a Dr. Maria José Vilaça, Presidente da Associação de Psicólogos Católicos; o Dr. Paulo Freire Moreira e a D. Ana Luisa Veiga de Macedo, representantes da Missão Mãos Erguidas; a Enfermeira Vanessa Machado, coordenadora pelo FertilityCare™ em Portugal; o Dr. José Veiga de Macedo, representante da Fundação a Junção do Bem e o artista Carlos Oliveira, autor da Cruz da Teologia do corpo ("Ut Christus Ecclesiam Amavit")
A Cruz "Ut Christus Ecclesiam Amavit”, da autoria do Atelier Carlos Oliveira e da co-autoria do Padre Miguel Pereira, foi criada para o IV Simpósio Internacional da Teologia do Corpo, que teve lugar em Fátima, de 13 a 16 de Junho de 2013. Esta obra tem como base as catequeses da Teologia do Corpo de S. João Paulo II e a Cruz da Unidade do movimento de Shoenstatt, e pretende iluminar o mistério da familia, a partir do mistério do amor de Cristo pela sua Igreja.
A delegação assistiu à audiência geral e alguns dos membros desta delegação puderam cumprimentar o santo Padre (Duques de Bragança, ao Padre Miguel Pereira, à Dr. Maria José Vilaça e ao artista Carlos Oliveira). Nesse momento, o Padre Miguel Pereira teve a oportunidade de oferecer ao Santo Padre a tradução portuguesa das catequeses sobre a teologia do corpo, cuja edição coordenou, editada pela Aletheia Editores, e ainda um conjunto de mensagens enviadas por vários portugueses através do site: www.teologiadocorpo.com. A Dr. Maria José Vilaça ofereceu o livro “Os homens e as mulheres são do Éden”, cuja tradução é da sua autoria e o Artista Carlos Oliveira também ofereceu uma réplica da Cruz original que o santo padre teve oportunidade de receber no final da audiência.
Está Delegação foi ainda muito gentilmente recebida pelo Senhor Cardeal Saraiva Martins, logo após a Audiência e Geral, assistiu à Santa Missa na Igreja de Santo António dos Portugueses, Missa está presidida pelo Padre Miguel Jorge Pereira e cuja intenção foi por Portugal, pela vida, pela família e ainda pela divulgação da teologia do corpo de S. João Paulo II. O Senhor Embaixador António Ribeiro e a Embaixatriz Isabel Ribeiro acolheram esta delegação na Embaixada Portuguesa Junto da Santa Sé num jantar onde o artista Carlos Oliveira e o Padre Miguel tiveram a oportunidade de falar acerca da obra oferecida e de esclarecer os presentes sobre o conteúdo teológico desta Obra.
Na quinta-feira, dia 19, a delegação ainda teve a oportunidade de assistir à Santa Missa no altar dos Padroeiros da Europa, na Basílica de São Pedro, de visitar o túmulo de São Pedro e do seu amado sucessor S. João Paulo II.
Fonte: Miguel Jorge Pereira / ‎Actualidade Religiosa / Real Beira Litoral

Sem comentários: