No dia 26 de Setembro, cerca de 50 jovens da cidade do Funchal vão receber as Medalhas nível Bronze e Prata do Prémio Infante D. Henrique. A cerimónia realiza-se, pelas 15h30, no Salão Nobre da Câmara Municipal do Funchal.
Os alunos premiados pertencem às escolas APEL e Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos dos Loures, sendo que as medalhas serão entregues pelo Senhor Duque de Bragança, Presidente de Honra do Prémio, Miguel de Albuquerque, Presidente da Câmara Municipal do Funchal, e Rubina Leal, Vereadora da Educação.
O Prémio Infante D. Henrique é um programa internacional de desenvolvimento pessoal e social, dirigido a todos os jovens dos 14 aos 25 anos de idade, que os encoraja a desenvolverem-se como cidadãos ativos e participativos, fazendo uma contribuição positiva na sociedade e que os prepara com experiências de vida para marcar a diferença com os próprios, as suas comunidades e o mundo.
Através do Prémio Infante D. Henrique, os jovens adquirem características essenciais em todo o seu percurso de vida, como autoconfiança, autoestima, responsabilidade, cidadania ativa, liderança, trabalho em equipa, motivação, comunicação, consideração e capacidade de aprendizagem.
Sendo actualmente “um dos melhores” programas de desenvolvimento pessoal e social para os jovens, este é o único programa nacional e internacional que reconhece os jovens por aquilo que eles fazem. Ao todo, o programa compreende quatro grupos de atividades: serviço à comunidade (voluntariado hospitalar, apoio aos idosos ou à infância), talentos pessoais (culinária, música, teatro, informática), actividades desportivas (ginástica, natação, judo, basquetebol), e espírito de aventura (expedições e explorações nacionais, sempre realizadas em grupo e sob orientação de um monitor).
João Toledo, Diário Cidade, 19 de Setembro de 2012; dnotícias.pt
Sem comentários:
Enviar um comentário