sexta-feira, 28 de setembro de 2012

ANIVERSÁRIO DE SS.MM., EL-REI DOM CARLOS E RAINHA DONA AMÉLIA


Dom Carlos I de Bragança nasceu no Palácio da Ajuda, em Lisboa, a 28 de Setembro de 1863, fazia hoje 148 anos. Barbaramente assassinado no Terreiro do Paço, em Lisboa, a 1 de Fevereiro de 1908 e foi o penúltimo Rei de Portugal.
Em 1864 com apenas cinco meses Dom Carlos foi reconhecido em Cortes como o futuro sucessor de Seu Pai o Rei Dom Luís I e, de certa forma, deu-se início à sua longa educação e preparação para a arte da governação que aconteceria 26 anos mas tarde.
-------------------------------------
Dona Maria Amélia Luísa Helena de Orleães, madrinha de Baptismo de S.A.R., O Senhor Dom Duarte de Bragança, nasceu em Twickenham, Inglaterra, 28 de Setembro de 1865, fazia hoje 146 anos, faleceu em Versalhes, França, a 25 de Outubro de 1951. Foi Princesa de França e última Rainha de Portugal.
Viúva de um Rei e Mãe de um Príncipe que viu serem varados pelas balas dos regicidas, foi o único membro da Família Real exilada pela república a visitar Portugal em vida. E o último a morrer. Em França, onde passou os últimos trinta anos de quatro décadas de exílio, a sua memória ainda vive.

1 comentário:

Anónimo disse...

É muito emocionante verificar que a memória destes dois grandes monarcas ainda vive. Ao ler este artigo, houve algo que não pode passar desapercebido: a educação que D. Carlos começou a ter desde o berço para assumir o trono português. Hoje o que se verifica é o treino de alguns com astúcia e oportunismo político para, um dia ocuparem as cadeiras do poder e defenderem interesses partidários. É esta, quanto a mim, a grande diferença entre a monarquia e a república. Pois na monarquia prepara-se o futuro rei para o exercício de um cargo muito importante e de enorme responsabilidade. Quando é que os portugueses vão começar a perceber isto?