quarta-feira, 15 de abril de 2009

LANÇAMENTO DO LIVRO "AQUI D'EL-REI" - 13 DE ABRIL DE 2009
Discurso de João Mattos e Silva

Começo por agradecer a presença de todos os que acorreram a acompanhar-nos neste lançamento, o que é um lenitivo para o nosso esforço de nove anos e um incentivo para continuarmos o combate que nos propusemos por todos os meios que possam ser úteis ao triunfo de uma Causa que é a do País em que tivemos a felicidade de nascer.
E por agradecer, em especial, a Sua Alteza Real o Duque de Bragança, que quis honrar-nos estando connosco, o que muito nos sensibiliza, pelo que representa e pela dignidade e alto sentido de serviço a Portugal com que o faz.

Devo começar por referir que nos agradecimentos que não poderíamos deixar de fazer, estão em primeiro lugar os então directores dos jornais “Semanário” e “Diário Digital”, Dr. Rui Teixeira Santos e Dr. Luís Delgado, que nos abriram as portas dos seus jornais, demonstrando uma isenção inigualável e um arreigado sentido de liberdade e merecem ser exaltados como exemplo para a comunicação social, algumas vezes hostil outras desinteressada, quase sempre presa a preconceitos, a maior parte das vezes ignorante sobre o que pensam e o que dizem os monárquicos e o que querem para Portugal.

E em segundo lugar os nossos agradecimentos vão para o editor da Via Occidentalis, Dr. Júlio Sequeira, que descobrindo-nos no acaso da navegação pela informação virtual, se propôs, corajosamente, reunir em livro as nossas crónicas publicadas nesses jornais, estabelecendo connosco uma relação que vai para além das práticas profissionais numa base de confiança e amizade.

Não posso também deixar de agradecer em nome de todos os autores o excelente prefácio do Professor Mendo Castro Henriques, que tanto enriquece os nossos textos, ele que foi sempre um leitor e comentador assíduo da nossa página digital do “Quinta- Feira. com”. Igualmente agradecemos penhorados a disponibilidade imediata do Senhor Dr. Paulo Teixeira Pinto, Presidente da Causa Real, para vos apresentar este livro. A todos o nosso profundo reconhecimento.

Juntou-nos, há nove anos, uma ideia de Portugal. Uma ideia que provinha de visões nem sempre convergentes dos caminhos percorridos e a percorrer. Portugal – o de sempre, do passado, do presente e do futuro - foi o ponto de convergência e por Portugal demos as mãos fraternalmente num combate que sempre soubemos desigual. Mas não hesitámos. Não nos confundimos quando parecia fácil e não desistimos quando se revelou difícil. Sabíamos que o nosso combate era, apenas, parte de um combate maior que muitos outros travavam por outros meios.
Como sabíamos que a palavra é uma arma. E foi pela palavra que resolvemos travar a nossa luta. Congregámos pessoas de boa vontade que tinham ideias diferentes de Portugal para, ouvindo-os, enriquecer as nossas próprias ideias. Ouvimo-las e reforçámos as nossas convicções: para nós Portugal só se cumpre com a Instituição Real que o fundou, lhe traçou fronteiras, o levou a desbravar mares e florestas e deu a conhecer a civilização cristã a outros povos, o impôs na consideração desses povos que conheceu e abraçou, lhe granjeou um lugar insubstituível entre as nações do Ocidente de onde partiu à aventura e a que voltou para ajudar a construir outra realidade que só poderia ser construída connosco.
Nasceu assim este projecto de, pela palavra, combater o bom combate. Por Portugal – a nossa Pátria - pelo nosso povo, que a construiu e engrandeceu, pela Monarquia que a serviu e conduziu e que queremos que volte a servir e a conduzir nos caminhos do futuro, com um Rei livre e com homens livres, porque os cem anos de interregno que para o ano se completam, exigem de cada um e de todos nós um esforço acrescido, uma atitude serena mas firme, o desassombro na manifestação das nossas convicções. O que está em causa é Portugal e por Portugal nada é de somenos.
Este livro é resultado do nosso combate pela palavra, que vai estar a partir de hoje nas vossas mãos. Palavras que são armas na luta pelo Portugal do futuro que se tem de construir já hoje com a Instituição Real. Por isso o nosso clamor de “Aqui d’El – Rei”.

Mesa da apresentação do livro - da direita para a esquerda - Dr. Nuno Pombo, D. Vasco Teles da Gama, Dr. João Mattos e Silva, Dr. Paulo Teixeira Pinto e Dr. Júlio Sequeira (Ocidentalis)

Dr. Júlio Sequeira da Editora Ocidentalis, abriu a sessão da apresentação do livro, explicando as razões que o motivaram e entusiamaram a editar o livro, ao consultar na net todos os textos destes "3 grandes autores", quer no Jornal "Semanário ou Diário Digital. Bem haja Dr. Júlio Sequeira! Presidente da Causa Real, Dr. Paulo Teixeira Pinto, no discurso de apresentação do livro "Aqui D'El-Rei" Dr. João Mattos e Silva, Dr. Nuno Pombo e D. Vasco Teles da Gama, na sessão de autógrafos. S.A.R., Dom Duarte conversa com Dr. Paulo Teixeira Pinto, Dr. Júlio Sequeira (Ocidentalis), D. Vasco Telles da Gama e Dr. Nuno Pombo. Dr. João Mattos e Silva inicia a sessão de autógrafos.

À saída, S.A.R., Dom Duarte cumprimentando pessoas

(Clique nas imagens para ampliar)

Convite e apresentação do livro aqui: APRESENTAÇÃO DO LIVRO "AQUI D'EL-REI!"

2 comentários:

Anónimo disse...

Estimada Maria Menezes
só hoje descobri o seu blog, do qual já sou fã.
Muito obrigado pelas suas palavras e pela divulgação da obra dos nossos amigos.
Com os cumprimentos e ao dispôr, sou,

Júlio Sequeira
jpps@netcabo.pt

Nota: uma vez que tem moderação de comentários, não vale a pena publicar este. O intuito é tão só demonstrar-lhe o meu agradecimento.

Maria Menezes disse...

Obrigada pelo seu comentário! Este cantinho é nosso e visite-o sempre que queira.

Saudações!