A AVENIDA RAINHA DONA AMÉLIA
Fica para a pequena história o episódio ocorrido durante a visita de D. Amélia a Portugal (1945). Um dos antigos motoristas da casa real, conduziu-a numa visita à Lisboa que a soberana tão bem conhecera, mas que entretanto tinha crescido em direcção ao norte, "marreca", segundo a feliz expressão de Ribeiro Telles.
Em dado momento e percebendo muito bem em que ponto da cidade se encontravam, a Rainha ardilosamente perguntou:
"- Diz-me lá uma coisa... Como é que se chama esta avenida?"
-" Saiba Vossa Majestade que esta avenida chama-se... Rainha D. Amélia!"
Os monárquicos são na verdade, o mais antigo, teimoso e permanente movimento de resistência da nossa história.
*Post dedicado ao blog Família Real Portuguesa
*Post dedicado ao blog Família Real Portuguesa
-------------------------
Por esta é que eu não esperava! Um post que o Nuno Castelo-Branco do blogue "Estado Sentido - De Um Sentido de Estado", dedicou ao blogue da Família Real Portuguesa. Obrigada Nuno, grande presentão para o 1º aniversário deste blogue. Bem haja!
1 comentário:
Realmente a Avenida está muito degradada, e não sabia que se chamava de Avenida Dºa Amélia. Obrigado pela história que ao mesmo tempo é triste, pois a soberana não merecia ter sido tratada da maneira como foi. Toda a sua vida é um marco de uma Grande Senhora, que adoptou Portugal como sua PATRIA, a quem foi tão fiel, apesar do mal que lhe fizeram. Se fosse num Portugal governado por gente de "jeito" até se podia fazer um óptimo filme da sua vida.
Enviar um comentário