quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

O REGRESSO DO REIConferência na Universidade Católica lança nova luz sobre o papel de D. Carlos e reavalia a sua acção nos campos político e diplomático.
Durante largas décadas, a historiografia nacional tratou o rei D. Carlos como um "pobre diabo" que acabou assassinado no Terreiro do Paço devido à sua política desastrosa. Da sua vida ficavam para a posteridade algum talento para a pintura, os trabalhos de oceanografia e a sua fama como caçador e bon vivant. Só a partir de finais do século XX os historiadores começaram a olhar doutra forma o penúltimo monarca português. É o caso dos trabalhos de Rui Ramos e José Miguel Sardica, entre outros.
Durante o ano de 2008, por ocasião do primeiro centenário da morte de D. Carlos, vários livros foram publicados sobre o regicídio. Um pouco por todo o país multiplicaram-se as evocações do malogrado monarca. Também a Universidade Católica, onde são docentes os historiadores acima referidos, quis fazer a evocação do soberano, tendo efectuado, em Janeiro de 2008, uma primeira conferência. Um ano depois, fechou um ciclo de reflexão sobre a vida e obra do monarca com a organização de um colóquio cientifico, que se realizou terça-feira dia 27 de Janeiro, sob o tema "O Rei D. Carlos e a Monarquia Constitucional".
Estiveram em foco os vários aspectos do reinado de D. Carlos, bem como alguns dos seus antecedentes familiares, desde D. Pedro IV. Foram avaliados, tanto o papel dos reis constitucionais, como o próprio modelo constitucional monárquico português.
Relativamente aos antecessores de D. Carlos ficou-se a saber a que ponto a sua avó, a rainha D. Maria II, herdara um país devastado pela guerra em que a "monarquia tinha deixado de ser uma religião", como realçou Fátima Bonifácio. A braços com um país mergulhado num revolucionarismo endémico, a soberana, que apostara em Costa Cabral como primeiro-ministro, terá tido, até à altura da sua morte, grande dificuldade em aceitar a Regeneração que ditara o fim do cabralismo.
Por seu lado, Filomena Mónica, explicou como os dois filhos de D. Maria II, que lhe sucederam, D. Pedro V e D. Luís, não poderiam ter sido mais diferentes, quer como homens, quer como reis. De D. Pedro V, esta socióloga deixou-nos o retrato de um rei atormentado pelo atraso do país. E que teria trocado de boa vontade o seu lugar de soberano pelo de presidente do conselho, de forma a poder levar avante as suas ideias governativas, inspiradas no modelo inglês. De D. Luís, que sobe ao trono após a morte prematura do irmão, dirá que foi um rei gestor. Mais bonacheirão e sem as exigências perfeccionistas do irmão, conseguirá garantir vinte anos de paz ao país, o que, só por isso, o torna num bom rei constitucional.
Rui Ramos explicou como D. Carlos tentou seguir o exemplo do pai. Sublinhou que este monarca que afirmava "ser rei liberal, por tradição e por família" teve sempre a preocupação de defender os grandes partidos do regime, o Regenerador e o Progressista e de os tentar reconstituir, mesmo após o desaparecimento dos seus chefes carismáticos. Na sua intervenção José Miguel Sardica falou do papel da imprensa na destruição da imagem do rei, ridicularizado pela sua figura rotunda e apelidado entre muitas outras coisas de "inútil, irresponsável, mulherengo, devasso, lacaio de Inglaterra, ladrão..." A imagem de D. Carlos foi completamente desrespeitada pelos jornais da oposição e, sobretudo, pelas caricaturas de Leal da Câmara e Celso Hermínio.
Para além destas intervenções, outras houve, nomeadamente a de António Matos Ferreira sobre a questão religiosa no final da monarquia, a faceta artística de D. Carlos, explorada por Nuno Saldanha e a importância de D. Carlos como diplomata apresentada por Fernando Costa e Pedro Leite de Faria.
Em paralelo, a Biblioteca da Universidade Católica organizou uma pequena exposição sobre a figura de D. Carlos com espólio próprio, esculturas de Luís Valadares e algumas peças pertencentes à família de Feliciano José dos Reis, almoxarife da Tapada da Ajuda, na época de D. Carlos. Por último e com a presença de D. Duarte e D. Isabel de Bragança, procedeu-se à cerimónia de encerramento do centenário da morte do rei, organizada pela Comissão D. Carlos - 100 anos sob o alto patrocínio da Fundação D. Manuel II. Durante esta cerimónia foi conferencista o antigo Presidente do Parlamento Europeu, José Maria Gil-Robles que falou das monarquias constitucionais na Europa de hoje.
Texto de: Margarida Magalhães Ramalho

Sem comentários: