segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

SS.AA.RR., OS DUQUES DE BRAGANÇA NO LANÇAMENTO DO LIVRO "MAFALDA DE SABÓIA"



Diana de Cadaval apresentou no dia 16 de Fevereiro, no Palácio da Cidadela em Cascais, o seu 3º romance histórico “Mafalda de Saboia” e contou com a presença de SS.AA.RR., Os Senhores Duques de Bragança.
Editado pela Esfera dos Livros, Mafalda de Sabóia conta a história emocionante da mulher que partilhou o destino de Dom Afonso Henriques e de Portugal. Rainha destinada a garantir a continuidade da dinastia e a legitimidade do reino.
O Grupo Danças com História apresentou um conjunto de danças medievais. Seguiu-se um beberete.


Blog InParties, de Isabel Nogueira
A Rainha que partilhou o destino de Dom Afonso Henriques e de Portugal
Sobre a obra:
Quando a sua amiga Dona Teresa lhe contou, entre lágrimas, o terrível segredo que guardava há anos no peito, Dona Mafalda de Sabóia sabia que morreria sem nunca poder contar a verdade sobre o seu marido Dom Afonso Henriques. A legitimidade e consolidação do reino de Portugal, perante a Santa Sé e o mundo, razões pela qual fora escolhida para partilhar o destino com o primeiro Rei deste reino distante, dependia de si e do seu silêncio. Mafalda de Mouriana, filha do conde Amadeu III de Saboia, chega a Portugal, em 1146, aos 20 anos para casar com Dom Afonso I, que aos 37 anos, ganhara uma áurea de conquistador, graças às duras batalhas que ia vencendo contra os infiéis. Mafalda não encontrou em Portugal a felicidade desejada. Procura na ajuda aos mais necessitados, o amor que não encontra nos braços violentos de Dom Afonso, com quem mantém uma relação distante e conflituosa. Entre guerras e conquistas, o marido preferia cair nos braços da amante Châmoa Gomes. De si, sua legítima esposa, procurava apenas a garantia da continuidade da dinastia que iniciara. Tarefa que Dona Mafalda cumpriu com honra até à data da sua morte, em 1157. Foi mãe de sete filhos e sentou no trono Dom Sancho I. Portugal era agora um reino independente reconhecido pela Santa Sé. Morreu sem nunca revelar o segredo que poderia ter mudado a história do país para sempre… 
 Esfera dos Livros 

2 comentários:

Rui Miguel disse...

Olá, muitíssimo boa tarde!Como esta? Desculpe a ousadia, espero não estar incomodar a Exma Senhora Maria Menezes. Eu quero pedir-lhe se posso partilhar o álbum de fotos do seu blogue, para a minha página no facebook Real Lidador Portugal. A minha pagina tem como objectivo cativar mais jovens na integração na monarquia e a valorização do mesmo. Também levar a intervenção em outro locais do país, na restauração, bairros sociais, estádios etc... Eu também sou monárquico e sócio da Real Associação de Lisboa. Eu tenho andado a espalhar a mensagem pela monarquia sul e norte do país,necessitava sobretudo desta divulgação preciosa. Visto que muita gente desconhece os feitos e a intervenção árdua que tem feito SAR o Senhor Dom Duarte Duque de Bragança. Obrigado pela a sua benevolência. Um beijinho e saudações monárquicas.

Maria Menezes disse...

Não me importo que as copie desde que mencione a fonte onde foram retiradas.
Obrigada pela sua visita ao blog Família Real Portuguesa.
Bem haja!
Saudações Monárquicas!
VIVA O REI!