domingo, 10 de fevereiro de 2013

AFINAL O POVO É MONÁRQUICO OU SÓ GOSTA DE VER CASAMENTOS REAIS?


13 de Maio de 1995, em Lisboa

6 comentários:

Luis disse...

Eu acho que o povo português é monárquico. Espero que Portugal volte a ser uma monarquia estou farto desta república corrupta.

Carlos disse...

Sou monárquico mas é mais do que óbvio que a sociedade portuguesa é profundamente republicana. Não tenhamos ilusões, estimada Maria Menezes.

Passo a citar uma sondagem da Universidade Católica (24/04/2010) divulgada pelo DN:

"Cem anos depois da queda da monarquia, os portugueses continuam, sem hesitações, satisfeitos com a república. É o que indica a sondagem da Universidade Católica para o DN. E os números não deixam margem para dúvidas: uma larga maioria dos inquiridos prefere o regime republicano.

"A pergunta era esta: "Prefere viver numa república ou prefere viver numa monarquia?" Resultado: 72% dos inquiridos querem a república, e apenas 11% preferiam ter de novo um rei como figura principal do País.

Uma outra sondagem desta vez encomendada pelo Correio da Manhã, nas comemorações do centenário da República confirmavam os mesmo valores.

Infelizemente é o que temos, estimada Maria Menezes, infelizmente os portugueses não são monárquicos e é pouco provável que algum dia o venham a ser.

Maria Menezes disse...

A sondagem divulgada pelo DN é de 2010. Tenho a certeza que hoje em dia o nº de monárquicos aumentou sobretudo devido à crise e o exemplo que os políticos nos têm dado.

Unknown disse...

Eu sou monárquica com muito orgulho e acho que um dos grandes problemas dos portugueses quando se pergunta se preferem um rei ou um presidente é o estigma que existe de que um rei é para a vida e que por isso com rei não pode haver democracia. Esta mentira imposta pela républica (que só com presidente pode haver democracia) tem durado tanto tempo, tantas gerações que já practicamente ninguém a questiona.

Carlos disse...

Concordo com o que diz a Maria Menezes. O movimento monárquico tem vindo a crescer e a ganhar adeptos nos últimos anos. A crescente visibilidade da nossa família real nos meios de comunicação e a presença crescente da causa monárquica nas redes sociais é disso prova.

Nenhuma república na Europa possuiu um tão vibrante e organizado movimento monárquico como em Portugal. Que pena não termos expressão política...

Mas sejamos realistas e pragmáticos. A restauração da monarquia não é possível nem a curto nem a médio prazo, conforme atestam as sondagens que referi na minha anterior resposta.

Um referendo monarquia/república, como alguns defendem seria neste momento um suicídio para o nosso movimento. Fecharia definitivamente a porta a uma eventual restauração monárquica, porque, repito, a sociedade portuguesa é massivamente republicana. Uma alteração constitucional seria, por seu turno, inútil e irrelevante.

Em lugar dessas ideias peregrinas defendidas por alguns, creio que nós os monárquicos deveriamos trabalhar, sim,no sentido de dotar o nosso movimento de expressão política na vida nacional.

Seria também um modo de contrariar também muitas das ideias erradas acerca da monarquia a que se refere o Uknown na sua resposta.

Temos tudo para seremos bem sucedidos nesse objectivo:estamos profundamente convictos, somos uma expressiva minoria, a sociedade portuguesa goza hoje de maturidade democrática para nos aceitar e dispomos de uma família real que poderá sempre manter viva a nossa esperança.

Há que terminar com o nosso (auto)exílio da vida política nacional.

Muito obrigado Maria pelo seu sempre tão simpático e útil blog em prole da nossa causa.

Mastabloid disse...

Vejo que o "Povo Português" têm crentes na estrutura monárquica portuguesa.

vejo que a frase
"AFINAL O POVO É MONÁRQUICO OU SÓ GOSTA DE VER CASAMENTOS REAIS?"

parece querer demonstrar
o contentamento,confiança, abertura da parte dos representantes da Familia Real Portuguesa/Monarquia

e parece querer demonstrar que se sentiram abandonados/oprimidos e que querem restabelecer e desenvolver algumas das suas sabedorias.

sinto-me contente por todos vós por ultrapassarem as dificuldades internas externas.
sinto-me triste com os crimes/abusos/dificuldades manifestados pela monarquia e outros quaisqueres

peço que possamos usar o consentimento como uma das formas de caminhar a Paz

grato.