segunda-feira, 27 de julho de 2009

S.A.R., O DUQUE DE BRAGANÇA ENTREGA "PRÉMIO ABRAÇO LUSÓFONO" DOS II JOGOS DA LUSOFONIA - 11.07.2009

Lisboa, 18 Jul. (Inforpress) – O Presidente de Honra do Instituto da Democracia Portuguesa, Dom Duarte, Duque de Bragança, procedeu este sábado, na cidade de Lisboa, a entrega oficial do Prémio “Abraço Lusófono” ao Comité Olímpico Português, numa decisão dos restantes comités membros, como forma de louvar a organização pela realização dos II Jogos da Lusofonia.Na cerimónia, Dom Duarte, Duque de Bragança, destacou a importância dos Jogos da Lusofonia, enquanto elo de ligação entre os povos falantes da língua portuguesa, ao mesmo tempo que manifestou o seu desejo de ver povos como os da Galiza e Antilhas nestes jogos.
Já o novo presidente da Associação dos Comités Olímpicos da Língua Portuguesa, o macaense Alex Vong La Lex, mostrou todo o seu conformismo em assumir a presidência desta organização para os próximos quatro anos, com vista a desenvolver, cada vez mais actividades, para a promoção do desporto no âmbito da Lusofonia.

A formação a nível da medicina desportiva e da ciência desportiva foi apontada como grandes desafios do novo presidente da ACOLP que deixa para a Assembleia da ACOLP o pronunciamento quanto à possibilidade da entrada de novos países nos Jogos da Lusofonia.
Nesta nova Presidência, o Comité Olímpico de Cabo Verde passa a assumir o papel do secretariado adjunto, cargo que agrada Alex Vong que pretende continuar a contar com Cabo Verde na promoção do desporto.

Já o presidente do COC, Franklim Palma, entende que se trata do reconhecimento da contribuição que Cabo Verde tem vindo a dar através do seu Comité Olímpico, ao mesmo tempo que diz esperar que “isto seja de aproximação maior e que possamos conjuntamente com os outros meios dar continuidade aos objectivos da ACOLOP e que isto sirva para o reforço da nossa associação”.

De acordo com o regulamento da ACOLP, o “Prémio Abraço Lusófono” seria entregue a comitiva nacional que represente melhor a ideia da paz, fraternidade, boa convivência e respeito pelas comitivas dos demais países lusófonos, mas os comités olímpicos decidiram entregar o prémio a Portugal.

SR
Inforpress/Fim - 2009-07-18

(Clique nas imagens para ampliar)

Texto: Inforpress - Agência de Notícias de Cabo Verde - http://www.inforpress.publ.cv/index.php?option=com_content&task=view&id=16978&Itemid=40 - Fotos: 2º Jogos da Lusofonia, Lisboa 2009- http://www.lisboa2009.org/index.php?option=com_galeria&dir=condecoracao

Sem comentários: