quarta-feira, 1 de julho de 2009

XII TOURADA REAL - EXPOSIÇÃO ARTE E TOIROS
Exposição de Maria Sobral Mendonça patente entre 10 de Julho e 30 de Setembro no Hotel M'ar de Ar, Évora.
A empresa Terra Brava fez o desafio à pintora Maria Sobral Mendonça para abordar o tema da Tauromaquia com uma exposição de pintura integrada na "XII Tourada Real de 2009",
que será transmitida pela RTP na presença SS.AA.RR., Os Duques de Bragança!
Filha do crítico tauromáquico Helder Sobral Mendonça, fundador do Programa Radiofónico "Sol e Toiros", a pintora isolou-se no Alentejo para realizar 18 Obras sobre o tema "Arte & Toiros". A exposição, organizada pela Terra Brava em parceria com a Câmara Municipal de Évora, inaugurará às 19H30, no Hotel Mar D'Ar Aqueduto, no dia 10 de Julho em Évora, antecedendo deste modo a "XII Tourada Real", organizada pela Terra Brava, pelas 21h30, na Praça de Toiros da mesma cidade. Reconhecida pela UNESCO, a Obra de Maria Sobral Mendonça figura já no espólio dos artistas Portugueses representados pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros nas visitas Oficiais de Estado, do Gabinete do Senhor Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, António Braga. Iniciando a sua primeira exposição no Panteão Nacional em Lisboa 1995, a artista tem vindo sempre a conquistar novos monumentos nacionais e abrindo novas fronteiras à sua Obra. A sua última exposição intitulada "Tiqqun- A Libertação do Pecado" que foi realizada no Palácio do Município em Lisboa no ano de 2007, esteve presente no Festival Internacional de Sarajevo em 2008, com a exibição do filme que o cineasta Lauro António realizou sobre a artista nessa exposição. Recentemente foi seleccionada para o projecto Ibérico "Hoteles del Arte", que através da estratégia da Fundação Henrique Leotte, tem como objectivo: acertar novas políticas culturais baseadas numa parceria de Portugal com Espanha. No próximo dia 10 de Julho pelas 19H30, contando com a presença de SS.AA.RR., Os Duques de Bragança, a pintora Maria Sobral Mendonça apresentará a todos os convidados, a sua mais recente Obra que a Terra Brava e em nome do empresário Carlos Pegado, a artista aceitou o desafio para representar uma das mais nobres Tradições Portuguesas: - A Arte do Toureio! -.

Reservas: 91 713 19 30

2 comentários:

Pedro Daniel disse...

É A ÚNICA COISA QUE DISCORDO PARA COM SS.AA.RR. OS DUQUES DE BRAGANÇA, SENDO TÃO CATÓLICOS PORQUE É QUE APOIAM A REALIZAÇÃO DE TOURADAS? DEUS NAO GOSTA DE VER UM ANIMAL SOFRER SÓ PARA O DIVERTIMENTO DE PESOAS, E A BÍBLIA PROÍBE A MORTE DE ANIMAIS E O SEU SOFRIMENTO POR LAZER. PENSEM NISSO.
VIVA A MONARQUIA!

NRC disse...

Apesar de não gostar de Touradas e muito menos do sofrimento dos animais, entendo que existem pessoas que ainda gostam desta tradição, que não deixa de ser Portuguesa também, pelo que compreendo que SS.AA.RR apoiem democraticamente esta manifestação "cultural" nacional.