sábado, 27 de junho de 2009

S.A.R., DOM DUARTE DE BRAGANÇA APADRINHA CANDIDATURA DE "CAVALO GARRANO" A PATRIMÓNIO NACIONAL
Candidatura do cavalo garrano a património nacional lançada na Feira do Cavalo em Ponte de Lima.
O Instituto Politécnico de Viana do Castelo coordena (por solicitação das diferentes autarquias do Minho, de Instituições de Ensino Superior do Norte, de Associações de Desenvolvimento Local, de Associações de Criadores da Raça, da Fundação Alter Real, de diferentes organismos públicos, entre outras instituições e organizações), uma intenção de candidatura do Garrano a Património Nacional.
O lançamento oficial será realizado no âmbito da Feira de Cavalo de Ponte de Lima, num dia particularmente dedicado a esta raça, o próximo dia 28 de Junho, pelas 16h, sendo que a candidatura do Garrano a Património Nacional tem a honra de ser apadrinhada por S.A.R. Dom Duarte Pio de Bragança.
“O Garrano, que vive em liberdade pelas serras todos os dias do ano, é a figura mais emblemática da biodiversidade milenária de algumas zonas do Noroeste de Portugal, constituindo a salvaguarda do património genético da população do Garrano, mais do que um imperativo nacional e comunitário, um imperativo civilizacional”, disse abordando o tema, o presidente do IPVC, Prof. Rui Teixeira.
“A Candidatura a Património Nacional irá contribuir para a manutenção de um recurso biológico insubstituível integrando, num conceito holístico, perspectivas produtivas, genéticas, ambientais, sociais e culturais, evitando a tendência regressiva de uma raça autóctone e reforçando o orgulho e a identidade de um povo”, considerou por seu turno o Vice-Presidente do IPVC, Nuno Vieira e Brito. “Desta forma, o Município de Ponte de Lima, juntamente com o Instituto Politécnico de Viana do Castelo, pretende projectar a imagem do Garrano a nível internacional, promovendo a região, potenciando os seus recursos endógenos”, referiu por seu turno fonte da autarquia de Ponte de Lima.
Sendo uma raça autóctone utilizada desde há muitos séculos, hoje em dia o Garrano é uma raça protegida devido ao risco de extinção, encontrando-se por isso muito poucos no meio selvagem e na posse de muitos criadores que procuram valorizar e recuperar esta raça tão nobre. Com características únicas, o Garrano distingue-se pelo pequeno tamanho, sendo considerado por vezes um Pónei. É muito dócil com as crianças, inteligente, trabalhador e de fácil treino, e demonstra uma aptidão fora do vulgar para a aprendizagem e execução da corrida em passo travado.
“Tendo em conta a origem e história associadas à identidade da região e tendo presente as suas enormes potencialidades, a Feira do Cavalo de Ponte de Lima, um evento consagrado com prestígio a nível internacional, apresenta no programa da edição 2009 o I Festival de Garrano, com o objectivo de incentivar e promover esta raça junto dos amantes do mundo equestre e da população em geral. Como mais um ícone da história e tradições minhotas, o Garrano é já considerado um símbolo cultural, podendo por isso associar-se aos produtos típicos que a Feira do Cavalo promove igualmente”, salientou ainda a autarquia limiana.

Fonte: IPVC - Instituto Politécnico de Viana do Castelo
Jornal "Público" de 25-06-2009
Diário do Minho de 27-06-2009
Diário de Notícias de 28-06-2009

3 comentários:

Presépio no Canal disse...

Que excelente iniciativa e bem apadrinhada está :)

Beijinhos e bom fim-de-semana :)

ana disse...

olá :)

gostava de saber onde vivem os duques de bragança, é possível?

cumps,
ana

Maria Menezes disse...

Peço desculpa mas não são assuntos para se falar em blogues.
Cumprimentos