sexta-feira, 8 de maio de 2009

COMEMORAÇÕES DOS 900 ANOS DE NASCIMENTO
No ano em que se comemora os 900 anos do nascimento de D.Afonso Henriques (1109-2009), O Município de Coimbra, tem assinalado efemérides com iniciativas que já decorreram algumas em princípios do mês de Maio, dirigidas ao jovem público escolar, designadamente um Ciclo de Conferências, nos dias 5 e 7 de Maio e no próximo dia 26 de Maio. O dia 23 de Maio, é marcado pela Cerimónia Oficial das Comemorações, na Igreja de Santa Cruz (Panteão Nacional). D. Afonso Henriques, provavelmente, nasceu e, com certeza, viveu e morreu em Coimbra onde se encontra sepultado. Fundador da monarquia portuguesa, aguerrido defensor dos seus territórios, cioso conquistador de novos espaços e consolidador da independência que lhe houvera sido atribuída em 1179, D. Afonso Henriques fez de Coimbra a Capital do Reino, estatuto que manteve até 1255, altura em que foi transferida para Lisboa. Ponto estratégico entre Douro e Tejo, Coimbra foi, não só, preponderante para a conquista e reconquista encetada pelo nosso primeiro Rei mas, também, para a viabilização da independência nacional, tendo nisso um valoroso papel o Mosteiro de Santa Cruz da Ordem dos Cónegos Regrantes de Santo Agostinho, que por si foi fundado, onde viveu, se aconselhou, professou e morreu. Núcleo portentoso de saber, onde a cultura e a fé se mesclavam, o Mosteiro de Santa Cruz de Coimbra marcou a vida de D. Afonso Henriques e a sua obra. Cristão convicto, a ele recorria em tempos de decisões difíceis e nele professou a sua fé e se fez monge no final da sua vida. Nesse contexto, a Câmara Municipal de Coimbra, presta-lhe homenagem na data em que se celebra o 830º aniversário do reconhecimento de Portugal como Reino Independente, atribuído pelo Papa Alexandre III, através da Bula Manifestis Probatum – 23 de Maio – tendo como pano de fundo o Mosteiro e a cidade que tanto amou – Coimbra.
PROGRAMA
(Clique na imagem para ampliar)
S.A.R., DOM DUARTE FALA SOBRE O NASCIMENTO DE D. AFONSO HENRIQUES

2 comentários:

Anónimo disse...

Cara Maria Menezes,

Peço desculpa em perguntar, o evento das comemorações dos 900 do nascimento de Dom Afonso Henriques conta com a presença da Causa Real, ou as pessoas intervenientes são apoiantes de SAR Dom Duarte?
É enquanto membro da Real Associação do Porto, gostaria de saber tal para saber se devo ou não participar, já que teria gosto em fazê-lo.

Com os melhores cumprimentos,

António Baião Pinto

Maria Menezes disse...

Caro António
Respondi-lhe por email sobre este assunto.

Saudações Monárquicas!