quinta-feira, 18 de maio de 2017

EM TOMAR, O DIA MUNDIAL DA CRIANÇA VAI SER ASSINALADO COM CORTEJO HISTÓRICO

O Dia Mundial da Criança, que acontece no dia 01 de Junho, vai ser celebrado em Tomar com um cortejo histórico alusivo aos Descobrimentos portugueses. Duas mil crianças, dos 3 aos 10 anos, vão desfilar, a partir das 10:30, pelas ruas da cidade e destacar o papel de Tomar e da Ordem de Cristo na epopeia das Descobertas. D. Duarte Pio de Bragança e D. Isabel de Herédia vão assistir ao desfile, nos Paços do Concelho.


O Atlântico desconhecido para lá do Bojador, as caravelas do Infante D. Henrique apoiado na Ordem de Cristo, Diogo Cão e as viagens de exploração da costa ocidental africana, o Cabo da Boa Esperança e o Adamastor, Índia, Brasil e Macau são alguns dos temas representados neste mega cortejo. As crianças participantes vão desfilar usando máscaras e fantasias para caracterizar os diversos povos, bem como a fauna dos oceanos e dos continentes representados nesta viagem no tempo. Carros alegóricos e música ao vivo vão integrar este desfile, com a duração de duas horas.


Para além do cortejo, “Tomar, Berço dos Descobrimentos” inclui ainda, a partir das 15:00, a regata Vai de Vela no Nabão, com barcos miniatura criados por alunos do 2.º Ciclo, que farão um percurso entre a ponte do Mouchão e a Levada. Estes barcos serão premiados pela criatividade e a capacidade de recriação das embarcações dos Descobrimentos. 


Sem comentários: