sexta-feira, 26 de maio de 2017

MERCADO DA CORTE'17 REGRESSA A CASCAIS


Entre os dias 26 e 28 de maio de 2017, o Mercado da Vila de Cascais viaja no tempo até ao século XIX, mais concretamente ao Mercado do Ferro que se realizava à época na vila. Vindos de várias freguesias e concelhos vizinhos, os agricultores e artesãos iam até Cascais vender os seus produtos caseiros como pão, fruta, hortaliças, enchidos, azeite, vinho, mel, entre outros. 

Esta é a segunda edição do Mercado da Corte, evento que teve uma enorme adesão em 2016 e que volta agora a invadir o Mercado da Vila através da recriação de momentos e ambientes protagonizados por saloios e profisionais do mercado da altura: amola-tesouras, canastreiro, cesteiro, licoreiro, moleiro, oleiro, perfumista, queijeiro, sapateiro, tecedeira, um vendedor da banha da cobra, entre outros.
Para relembrar o século XIX, não poderia faltar neste Mercado, como o próprio nome indica, a Corte: o Rei D. Carlos e a Rainha D. Amélia estarão “presentes”. Há ainda uma exposição de carroças de tração animal da época, e com elas burros, ovelhas, galinhas, o que faz deste evento um programa interessante para toda a família e uma verdadeira descoberta para as crianças.
Irá também prolongar-se durante os três dias um pequeno Mercado Saloio, com venda de produtos frescos e tradicionais como frutos secos, vegetais de produção própria, enchidos, frutas, especiarias, entre outros. O ambiente de taberna será vivido numa zona de gastronomia instalada para o evento.
Ao longo do fim-de-semana, o Mercado da Corte irá proporcionar aos visitantes alguns momentos de animação musical com Ranchos, nas noites de sexta-feira e sábado, e “Teatros de Robertos" no domingo, às 16h00 e às 18h30.
O evento tem entrada gratuita e conta com o apoio da CP, que durante o fim-de-semana praticará um preço especial de 2 Euros para viagens de ia e volta ao Mercado da Corte pelas linhas de Cascais, Sintra/Azambuja e Sado.

Informações

Datas: 26 a 28 de maio de 2017
Local: Mercado da Vila, Cascais
Horário: Sexta-feira das 17h00 às 22h00; sábado das 10h00 às 22h00; e domingo das 12h00 às 20h00.
Preço: Entrada livre
CARDÁPIO

quinta-feira, 25 de maio de 2017

DUQUE DE BRAGANÇA NA CELEBRAÇÃO DO 28º ANIVERSÁRIO DA REAL DE LISBOA


No passado dia 20 de Maio a Real Associação de Lisboa celebrou o seu 28º aniversário com mais um tradicional passeio convívio, que desta vez incluiu uma visita ao Palácio de Queluz, património com estreita ligação à Casa Real Portuguesa e à História de Portugal, seguido de um almoço presidido por S.A.R. o Senhor Dom Duarte e de um animado passeio de eléctrico entre a Vila de Sintra e a Praia das Maçãs. Para nos guiar na visita matinal, tivemos uma vez mais a grata satisfação de contar com a colaboração do Senhor Professor Hélder Carita, nome incontornável da História da Arquitectura em Portugal












segunda-feira, 22 de maio de 2017

TOMAR - DOM DUARTE IRÁ MARCAR PRESENÇA NO DIA DA CRIANÇA DEDICADO A TOMAR

17 Maio, 2017


A indicação foi avançada na conferência de imprensa de apresentação do Dia da Criança em Tomar: D. Duarte Pio, Duque de Bragança, herdeiro da Coroa Real, irá estar presente nas celebrações da referida data que, recorde-se, será assinalada com o regresso ao passado, precisamente à época dos Descobrimentos, sendo que o tema do Dia da Criança será, precisamente, “Tomar, berço dos Descobrimentos”, iniciativa que será “composta” com a participação de cerca de duas mil crianças do pré-escolar e 1º ciclo, que irão protagonizar um grande desfile entre o antigo Colégio Nuno Álvares e a Mata dos Sete Montes, alusivo aos Descobrimentos e ao papel que o concelho teve.

quinta-feira, 18 de maio de 2017

S.S.O PAPA FRANCISCO EM FÁTIMA


Lucas, o menino brasileiro que, em 2013, deu uma grave queda, e que foi curado, dizem, por intercessão de Jacinta e Francisco, assiste à cerimónia do Papa em Fátima. Conheça a história do milagre, contada pelos pais do miraculado, que levou à canonização dos dois pastorinhos, Francisco e Jacinta.

A história remonta o ano de 2013. Chama-se Lucas o menino brasileiro, de agora nove anos, que foi salvo por milagre dos pastinhos Francisco e Jacinta e que vai estar no meio da multidão, como anónimo, para assistir à canonização dos seus salvadores e assistir à eucaristia do Papa Francisco, em Fátima.


Na quinta-feira, dia 11, os pais de Lucas, João Baptista e Lucília Yurie, entraram de mãos dadas na sala de imprensa para contar a história da cura do filho. Com a emoção à flor da pele, o progenitor do jovem começa por descrever o dia que jamais esquecerão: "No dia 3 de Março de 2013, por voltas das 20:00, o nosso filho estava a brincar com a sua irmãzinha e caíu de uma janela de uma altura aproximada de seis metros e meio. Tinha cinco anos. Bateu com a cabeça no chão e fez um traumatismo craniano grave, com perda de tecido cerebral no lóbulo frontal esquerdo."
Os médicos não esconderam as escassas possibilidade da criança de apenas cinco anos não sobreviver e foi a fé que fez João e Lucília lutarem pela vida do filho: "Começámos a rezar a Jesus e a Nossa Senhora de Fátima a quem temos muita devoção."

Os dias passavam e as probabilidades de Lucas não resistir ou de "ter uma recuperação muito demorada ou ficar com graves deficiências cognitivas ou em estado vegetativo", aumentavam. 

No dia 7, quatro dias depois do acidente, os pais do menino pediram pela segunda vez ajuda ao Convento das Carmelitas de Campo Mourão. "A irmã transmitiu o recado a toda a comunidade e correu para as relíquias dos beatos Francisco e Jacinta e sentiu um impulso no coração e disse: Pastorinhos, salvem o menino que é uma criança como vocês."

Toda a família começou a rezar pelos Pastorinhos e dia 9 deu-se o milagres: "O Lucas foi desentubado e acordou bem lúcido. No dia 11, saíu da UTI e no dia 15 teve alta sem nenhum sintoma ou sequela. Os médicos dizem não ter explicação para esta recuperação", acabou por dizer o pai.



EM TOMAR, O DIA MUNDIAL DA CRIANÇA VAI SER ASSINALADO COM CORTEJO HISTÓRICO

O Dia Mundial da Criança, que acontece no dia 01 de Junho, vai ser celebrado em Tomar com um cortejo histórico alusivo aos Descobrimentos portugueses. Duas mil crianças, dos 3 aos 10 anos, vão desfilar, a partir das 10:30, pelas ruas da cidade e destacar o papel de Tomar e da Ordem de Cristo na epopeia das Descobertas. D. Duarte Pio de Bragança e D. Isabel de Herédia vão assistir ao desfile, nos Paços do Concelho.


O Atlântico desconhecido para lá do Bojador, as caravelas do Infante D. Henrique apoiado na Ordem de Cristo, Diogo Cão e as viagens de exploração da costa ocidental africana, o Cabo da Boa Esperança e o Adamastor, Índia, Brasil e Macau são alguns dos temas representados neste mega cortejo. As crianças participantes vão desfilar usando máscaras e fantasias para caracterizar os diversos povos, bem como a fauna dos oceanos e dos continentes representados nesta viagem no tempo. Carros alegóricos e música ao vivo vão integrar este desfile, com a duração de duas horas.


Para além do cortejo, “Tomar, Berço dos Descobrimentos” inclui ainda, a partir das 15:00, a regata Vai de Vela no Nabão, com barcos miniatura criados por alunos do 2.º Ciclo, que farão um percurso entre a ponte do Mouchão e a Levada. Estes barcos serão premiados pela criatividade e a capacidade de recriação das embarcações dos Descobrimentos. 


quarta-feira, 17 de maio de 2017

FAMÍLIA REAL EM FÁTIMA

SS.AA.RR. Dom Duarte e Dona Isabel como peregrinos em Fátima. Acompanhou-Os S.A. Dom Dinis, filho mais novo.

quarta-feira, 3 de maio de 2017

XXVIII ANIVERSÁRIO DA REAL ASSOCIAÇÃO DE LISBOA


A Real Associação de Lisboa vai celebrar o seu XXVIII Aniversário no próximo dia 20 de Maio de 2017, com uma visita ao renovado Palácio de Queluz guiada pelo Senhor Professor Helder Carita, seguida de almoço em Sintra presidido por S.A.R. o Senhor Dom Duarte e um passeio no tradicional eléctrico até à Praia das Maçãs.


PROGRAMA:
09:30 – Partida de Lisboa, em autocarro, da Praça de Espanha, junto ao parque de estacionamento na esquina com Avenida de Berna (parqueamento gratuito);
10:00 – Chegada a Queluz, seguindo-se visita guiada ao Palácio Nacional;
13:00 – Almoço no "Restaurante Xentra" , em Sintra, que será presidido por S.A.R. o Senhor Dom Duarte;
15:00 – Passeio de Eléctrico até à Praia das Maçãs;
16:30 – Regresso a Lisboa (Praça de Espanha).


Preço por pessoa (transporte, entradas nos monumentos e almoço):
25,00 €  Adultos
20,00 €  Jovens até aos 25 anos

Aconselhamos o uso de calçado prático e convidamos a trazer a sua bandeira azul e branca para o passeio de eléctrico.
As inscrições estão abertas até dia 15 de Maio directamente na nossa sede: Praça Luís de Camões, 46 2º Dto | 1200-243 Lisboa (de segunda-feira a quinta-feira, das 15:00 às 18:00), pelo endereço electrónico secretariado@reallisboa.pt ou pelo telefone: 213428115 no horário de atendimento.


Contamos consigo!

A DirecçãoReal Associação de Lisboa
Praça Luís de Camões, 46 2° Dto
1200-243 Lisboa
Tlf.: (+351) 21 342 81 15
http://www.reallisboa.pt
https://www.facebook.com/RealAssociacaoLisboa
https://twitter.com/#!/Real_Lisboa
http://pt.linkedin.com/in/reallisboa
https://www.youtube.com/user/reallisboapt
Horário de atendimento: segunda a quinta-feira das 15:00 às 17:30, sexta-feira das 10:00 às 12:45