sexta-feira, 6 de setembro de 2013

O OFÍCIO DE REI

Entre o Rei e o Povo existe uma relação quase familiar, pois assenta nos princípios do direito natural. Existe uma instantaneidade, uma ligação directa entre o Rei e o Indivíduo da Nação ou País, pois o Rei, mais do que uma pessoa, é uma Entidade que possui uma carga emblemática que faz todos sentirem-se parte de um todo, porque o Monarca é o primeiro depositário da tradição dos antepassados dos homens e dos costumes da Nação.

O Rei não é uma personagem distante enclausurada numa redoma de luxo e privilégios, antes caminha, sem medo, no meio da multidão, ouvindo os problemas do seu Povo e sentindo com ele, para depois dar voz aos seus anseios junto das instâncias governativas, enredadas em interesses partidários, e, que não raras vezes ignoram as questões maiores como o supremo interesse do Povo.
A Coroa visará a consecução do interesse público e não do interesse individual do Chefe de Estado, não estando o Monarca confinado a ser um árbitro parcial, por consequência do alinhamento político. Assim, o Poder Moderador do Rei será o dínamo da sociedade.

Há pois, uma relação imediata entre um Rei e os cidadãos do seu país, que vêem no Rei a referência e, também, a última, e por vezes derradeira, instituição, que sentirá as suas necessidades e O defenderá perante a possível opressão dos políticos.

Sem comentários: