terça-feira, 6 de novembro de 2012

HOJE É O DIA LITÚRGICO DE SÃO NUNO DE SANTA MARIA, O SANTO CONDESTÁVEL

Nuno Álvares Pereira, fundador da Casa de Bragança, nasceu muito provavelmente em Cernache do Bonjardim ou Flor da Rosa (Portugal) a 24 de Junho de 1360. Como Condestável do Reino de Portugal, foi militar invencível; mas, vencendo se a si mesmo, pediu a admissão, como irmão leigo, na Ordem do Carmelo. Tinha uma admirável piedade e confiança para com a Santíssima Virgem Maria. Sentia grande satisfação em pedir esmolas pelas portas, desempenhar os ofícios mais humildes na casa de Deus, e mostrou sempre grande compaixão e liberalidade para com os pobres. Morreu no Domingo da Ressurreição do ano 1431 (1 de Abril).
São Nuno foi canonizado pelo Papa Bento XVI, em 26 de Abril de 2009, e sua festa é a 6 de Novembro.
----------------------
O Arcebispo Primaz afirmou no dia 3 de Novembro p.p., em Barcelos, que os portugueses devem assumir o estatuto de intervenientes nos problemas do país, dando o exemplo de São Nuno de Santa Maria, cuja santidade e heroicidade o ajudaram a «colocar-se à frente, pensar estratégias e prosseguir até à vitória». Na missa celebrada em honra do Santo, D. Jorge Ortiga lembrou que as motivações do Santo Condestável continuam a questionar o país». À tarde, no decorrer da inauguração da estátua de São Nuno de Santa Maria, o provedor da Misericórdia de Barcelos afirmou que a crise que o país atravessa só poderá ser vencida com a partilha de que São Nuno foi exemplo.

ORAÇÃO
Senhor, dou-Te graças pelo dom de vida e de entrega a Ti e aos outros, que deste ao Teu filho Frei Nuno de Santa Maria.
Ensina-nos também a despojarmo-nos do supérfluo, para podermos partilhar com os outros tudo que colocas ao nosso alcance.
Ensina-nos a em todos os momentos termos bem presente em nós, o testemunho de Te pertencermos e da Tua presença viva nas nossas vidas.
Ajuda-nos a sermos de Ti, para Ti e em Ti, nos outros.
Amen.
São Nuno de Santa Maria, rogai por nós.

1 comentário:

Maria Salgueiro disse...

Bom Dia D.Maria
Não tenho comentado, mas o vício de visitar o seu blogue continua a ser diário.
Oxalá São Nuno de Santa Maria que por várias vezes conduziu o exército português a tantas vitórias, interceda junto de Deus por este país perdido e por este povo tão explorado e espezinhado há 102 anos, e que oleve novamente à bandeira azul e branca que ele orgulhosamente levava nas suas batalhas.