quarta-feira, 24 de agosto de 2011

ESTAÇÃO DE SÃO BENTO ENTRE AS 16 MAIS BELAS DO MUNDO

A revista de turismo e lazer "Travel+Leisure" , que afirma ter 4,8 milhões de leitores, destaca na estação de São Bento os painéis de azulejos da entrada: "Se o exterior é certamente bonito - e traz-nos à memória a arquitetura parisiense do século XIX, com o seu telhado de mansarda e a frontaria de pedra, é o átrio principal que o fará engolir em seco. As paredes estão cobertas por 20.000 esplêndidos azulejos, que levaram 11 anos para o artista Jorge Colaço completar."
A listagem inclui, entre outras, a neoclássica Gare du Nord, em Paris, os jardins interiores de Atocha, em Madrid, as modernas estações de Kanazawa, no Japão, e de Melbourne, na Austrália, o terminal Arte Nova do Expresso do Oriente, em Istambul, ou a belíssima estação neogótica de S. Pancras, em Londres.
A estação de Lourenço Marques, dos Caminhos-de-Ferro de Moçambique, é a única do continente africano a figurar na lista. O artigo da revista "Travel+Leisure" destaca os exteriores "verdejantes", a "larga cúpula" e o trabalho intricado do aço que fazem do edifício "uma inesperada, mesmo que modesta, beleza".
Egas Moniz apresentando-se ao rei de Leão com a sua família.
Gare é Património da Humanidade
A estação, construída entre 1913 e 1916, é erradamente referenciada como podendo ter sido desenhada por Gustave Eiffel, já que é dos arquitectos portugueses Alfredo Augusto Lisboa de Lima, Mário Veiga e Ferreira da Costa.
A gare de São Bento que se ergue no local onde se encontrava o mosteiro de São Bento da Avé Maria, e está classificada como Património da Humanidade, foi construída após se vencer a difícil tarefa de prolongar a linha que terminava em Campanhã, através dos túneis da Quinta da China, do Monte do Seminário e das Fontaínhas, que ficou concluído em 1896.
Infante D. Henrique na conquista de Ceuta.
O projecto da estação só viria ser aprovado em 1900, ano em que os Reis Dom Carlos e Dona Amélia presidiram ao início das obras, que terminariam 16 anos depois.
O projeto de decoração da gare em azulejos de Jorge Colaço foi adjudicado em 1905 pela quantia de 22 mil réis, considerada muito elevada para a altura. Os painéis, assentados em 1915, representam cenas da história de Portugal, como Egas Moniz perante o rei de Leão, o casamento de D. João I, a conquista de Ceuta, temas de etnografia do Minho e do Douro, figuras simbólicas e no friso superior é mesmo retratada a evolução dos transportes.
Expresso 

1 comentário:

Nuno Castelo-Branco disse...

Pois é, a Estação de Lourenço Marques, construída nos tempos da "ominosa Monarquia" de D. Carlos. Ainda lá está, praticamente intacta. Em 1917 colocaram-lhe a "bola" no topo, mas todos sabiam quem a construiu. O governo de João Franco.