quinta-feira, 17 de junho de 2010

MOSTEIRO DE SANTA MARIA DAS VIRTUDES
Inauguração a 19 de Junho pelas 17 horas.
O Município de Azambuja vai inaugurar o Mosteiro de Santa Maria das Virtudes, agora recuperado, no próximo dia 19 de Junho, pelas 17h00. Fica assim concluída a requalificação do Património Cultural Concelhio da responsabilidade da Autarquia.
O Mosteiro de Santa Maria das Virtudes, classificado como de Interesse Municipal, passa a ser uma referência cultural colectiva, dotada de uma grande polivalência. A nave principal, a capela-mor e o novo coro-alto mantêm-se como espaços de culto religioso mas também funcionarão como espaços de exposição, concertos ou colóquios. Está ainda prevista a constituição de um núcleo museográfico a instalar nas capelas laterais.
A reabilitação e dignificação de todo o imóvel e espaço envolvente restitui-lhe a centralidade relativamente à povoação das Virtudes. A intervenção salvaguarda as acessibilidades predominantemente pedonais e a organização dos percursos com vista à protecção do monumento. Foram redefinidos o adro, uma rua a sul e uma zona arqueológica a norte. Os restos arqueológicos ficam protegidos com muros baixos que não impedem a sua visualização.
Com elementos góticos, manuelinos e mendicantes que prevalecem inalteráveis o Mosteiro constitui uma referência turística e patrimonial do Concelho de Azambuja. Esta intervenção assegura a fidelidade à arquitectura original, continuando a permitir a realização de eventos como a Feira Medieval no 2º fim de semana de Setembro.
Refira-se que a recuperação do Mosteiro de Santa Maria das Virtudes (em Virtudes, Freguesia de Aveiras de Baixo) foi realizada pela EMIA, Empresa Municipal, e teve um custo de aproximadamente 500.000,00 (quinhentos mil euros).
O Mosteiro de Santa Maria das Virtudes tem na sua origem a aparição de Nossa Senhora a um guardador de vacas no início do Séc. XV. D. Duarte ao ter conhecimento desta notícia ordenou a construção de um convento franciscano anexo à ermida, um hospital, estalagens e outras estruturas de apoio à comunidade local e aos visitantes. Tornou se então um dos principais pontos de peregrinações Marianas. Por aqui também passaram alguns monarcas como D. Duarte, D. Afonso V, D. João II, bem como a Rainha D.Leonor.

Sem comentários: