domingo, 16 de dezembro de 2012

A BANDEIRA DE PORTUGAL QUE PERTENCEU À CÂMARA MUNICIPAL DE LISBOA

A bandeira que no dia 5 de Outubro estava içada na Camara Municipal de Lisboa e que os republicanos sem legitimidade arrearam.
A Filipa Vera Jardim (proprietária da bandeira) explica a S.A.R., Dom Duarte a história incomum e única.
Para quem não sabe a história é a seguinte:
No dia 5 de Outubro de 1910 quando da declaração da república, os elementos republicanos arrearam e mandaram cá para baixo a bandeira que estava hasteada na CML.
Um senhor monárquico que ia a passar apanhou-a,dobrou-a, e levou-a para casa. Mas na sanha revolucionária quem fosse apanhado com uma teria graves consequências de maneira que este senhor levou-a para casa de um amigo que apesar de republicano nunca a entragaria.
Assim ficou durante anos à guarda deste amigo. Parece que o senhor monárquico morreu sem nunca ter ido recuperar a bandeira que continuou na posse do tal repúblicano que foi o avô da Filipa Vera Jardim, neta a quem ele a entregou, sabendo que seria ela quem mais valor lhe iria dar. Cá está ela 100 anos depois!
Aqui está a bandeira a ser colocada no muro do piso superior da SHIP - Sociedade Histórica da Independência de Portugal no dia 5 de Outubro de 2012, dia a Fundação de Portugal!

1 comentário:

jose disse...

é um pedaço de historia do nosso país.. muitos parabéns á proprietária e que nunca desista pois um dia a monarquia ira regressar..