domingo, 13 de março de 2011

UMA DAS FOTOS MAIS BONITAS DA RAINHA DONA AMÉLIA

21 de Novembro de 1904 (Londres).
Stuart aplicou-se muito particularmente neste soberbo retrato da Rainha de Portugal, captando-Lhe a doçura e a serenidade, mas também a intensidade do olhar. A Rainha Dona Amélia estava na plenitude dos seus 39 anos e esta é, decerto, uma das melhores  fotografias. Como terá Stuart - numa sessão muito convencional e protocolar - levado a Rainha a tirar o chapéu e o longo casaco do conjunto que trazia vestido, e a deixar-se fotografar de uma forma mais descontraída? Quase imaginamos a Condessa de Seisal, dama camarista da Rainha que a acompanhava nesta viagem, ajudando-a a retocar os caracóis sobre a testa e a manga da blusa pregueada, de que a qualidade fotográfica de Stuart captou o brilho acetinado e a textura do vestido.
Do livro "Casa Real" de Eduardo Nobre.

4 comentários:

Lopo disse...

O retrato é sem dúvida de uma grande beleza,cheio de expressão e sentimento.Mas se me permite,o seu texto é também um autêntico poema.

Maria Menezes disse...

A Rainha Dona Amélia foi uma grande Senhora tanto no seu porte como no bem ao próximo. É a minha Rainha favorita apesar de termos tido outras Grandes Rainhas.

Nuno Castelo-Branco disse...

Maria, tem toda a razão. Ela continua bem viva e decerto estaria orgulhosa por ser lembrada. É claro que a figura ajuda, mas há que não esquecer o seu papel pioneiro. um dia destes ainda farei um retrato para a minha sala.

PPA disse...

Cara Maria,

À data e pelo país em que foi tirada (pleno Império Inglês), a imagem (quase) rivaliza com uma qualidade HD. Excelente foto!