“Uma das coisas que gosto de fazer é tomar o eléctrico para Colares. Sempre que tenho visitas levo-as neste passeio, que é um dos mais aprazíveis das redondezas. Ainda bem que a ligação foi restabelecida, pois Sintra tem de preservar o seu encanto do século XIX, é essa a sua imagem de marca”.
up magazine, Outubro de 2010
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O eléctrico da Praia da Maçãs - Uma imagem de Marca de Sintra - O eléctrico de Sintra foi inaugurado há 118 anos, a 31 de Março de 1904, com o material circulante encomendado à J.G.Brill Company (Estados Unidos).O percurso, com uma extensão de 8.900 metros, foi prolongado a 10 de Julho desse ano até à Praia das Maçãs, totalizando uma extensão de 12.685 metros. Mais tarde, a 31 de Janeiro de 1930, o eléctrico chegou às Azenhas do Mar.
Na sua já longa vida, o eléctrico, parte integrante da bela paisagem de Sintra, tão acarinhado pelas populações que o vêem passar às suas portas há mais de cem anos, teve ao longo da sua exploração algumas paragens , felizmente sempre retomadas.
O eléctrico da Praia das Maçãs acompanhou diversos ciclos da
nossa história. A 1ª tentativa de construção da linha de caminho de ferro entre
Sintra e Colares foi em 1886, reinava então D. Luis.
A 2 de Julho de 1900, é constituída a Companhia de Caminho de
Ferro de Cintra à Praia das Maçãs SARL, ainda em monarquia, no reinado de
D.Carlos.
Anos mais tarde a empresa sofre uma alteração e passa a
denominar-se “Cintra ao Oceano”, em 1904 , já no fim do regime monárquico, e
mantém-se até 1914, já em pleno regime Republicano, com os eléctricos pintados
de amarelo.
A cor azul, surgiu com a Companhia Sintra Atlântico
(1914-1975), posteriormente consequência das privatizações que aconteceram após
o 25 de Abril de 1974, tendo sido integrada na Rodoviária Nacional (1976-1995).
Em 1995, já em plena democracia, com a onda de privatizações
na altura, é adquirida pelo grupo Barraqueiro, que vendeu 20% do capital ao grupo
britânico Stagecoach Holding, que acabou por pintar os eléctricos de vermelho.
Nos nossos dias o eléctrico renasceu a partir de 1996, em
várias fases , recuperando-se inicialmente o troço Estefânia, Ribeira de Sintra
e inaugurando-se posteriormente o troço entre a Ribeira de Sintra e o Banzão a
30 de Outubro desse ano. A passagem da exploração para a Câmara Municipal de
Sintra, permitiu retomar a circulação em 2001, e mais tarde fazer chegar de
novo o eléctrico à Praia das Maçãs.