Um blogue a consultar (http://monarquia-lisboa.blogs.sapo.pt/). Entre a Espanha e o desastre só sobrevive uma ideia de unidade e liberdade.
Fonte: Blogue Combustões - http://combustoes.blogspot.com/
Um blogue a consultar (http://monarquia-lisboa.blogs.sapo.pt/). Entre a Espanha e o desastre só sobrevive uma ideia de unidade e liberdade.
Fonte: Blogue Combustões - http://combustoes.blogspot.com/
Caros amigos
Venho informar que já podem visitar o novo sítio da Real Associação de Lisboa, em - http://www.reallisboa.pt/ -. Vai ter, ainda, pequenos acertos, e vai sendo melhorada e actualizada. Mas é mais uma promessa do Programa de Acção da R.A.L. que se cumpre. As outras estão a caminho. Espero que gostem e dêem a vossa opinião.
Abraços
João Mattos e Silva
Presidente da Real Associação de Lisboa
Lisboa, 18 Jul. (Inforpress) – O Presidente de Honra do Instituto da Democracia Portuguesa, Dom Duarte, Duque de Bragança, procedeu este sábado, na cidade de Lisboa, a entrega oficial do Prémio “Abraço Lusófono” ao Comité Olímpico Português, numa decisão dos restantes comités membros, como forma de louvar a organização pela realização dos II Jogos da Lusofonia.Na cerimónia, Dom Duarte, Duque de Bragança, destacou a importância dos Jogos da Lusofonia, enquanto elo de ligação entre os povos falantes da língua portuguesa, ao mesmo tempo que manifestou o seu desejo de ver povos como os da Galiza e Antilhas nestes jogos.
Já o novo presidente da Associação dos Comités Olímpicos da Língua Portuguesa, o macaense Alex Vong La Lex, mostrou todo o seu conformismo em assumir a presidência desta organização para os próximos quatro anos, com vista a desenvolver, cada vez mais actividades, para a promoção do desporto no âmbito da Lusofonia.
A formação a nível da medicina desportiva e da ciência desportiva foi apontada como grandes desafios do novo presidente da ACOLP que deixa para a Assembleia da ACOLP o pronunciamento quanto à possibilidade da entrada de novos países nos Jogos da Lusofonia.
Nesta nova Presidência, o Comité Olímpico de Cabo Verde passa a assumir o papel do secretariado adjunto, cargo que agrada Alex Vong que pretende continuar a contar com Cabo Verde na promoção do desporto.
Já o presidente do COC, Franklim Palma, entende que se trata do reconhecimento da contribuição que Cabo Verde tem vindo a dar através do seu Comité Olímpico, ao mesmo tempo que diz esperar que “isto seja de aproximação maior e que possamos conjuntamente com os outros meios dar continuidade aos objectivos da ACOLOP e que isto sirva para o reforço da nossa associação”.
De acordo com o regulamento da ACOLP, o “Prémio Abraço Lusófono” seria entregue a comitiva nacional que represente melhor a ideia da paz, fraternidade, boa convivência e respeito pelas comitivas dos demais países lusófonos, mas os comités olímpicos decidiram entregar o prémio a Portugal.
(Clique nas imagens para ampliar)
Texto: Inforpress - Agência de Notícias de Cabo Verde - http://www.inforpress.publ.cv/index.php?option=com_content&task=view&id=16978&Itemid=40 - Fotos: 2º Jogos da Lusofonia, Lisboa 2009- http://www.lisboa2009.org/index.php?option=com_galeria&dir=condecoracao
HINO DO REINO DE PORTUGAL
O blogue Família Real Portuguesa vai de férias e eu também! Estarei fora por alguns dias e em breve estarei de volta. Deixo-vos aqui o Hino de Portugal, o verdadeiro e o insubstituivel! Mais uma razão para o ser porque é uma homenagem do autor do vídeo a S.A.R., O Senhor Dom Duarte de Bragança.
Fiquem todos bem por cá e até ao meu regresso!
Teve lugar a 11 de Julho de 2009, no Museu das Comunicações em Lisboa o debate de lançamento da iniciativa Constituição 2.0 – um projecto do Instituto da Democracia Portuguesa (IDP) que consiste numa plataforma wiki (à semelhança da Wikipédia) onde todos podem colaborar na redacção de uma nova Constituição para Portugal. O debate reuniu público anónimo, que aderiu ao evento através das presenças do IDP nas redes sociais, público online que interviu através do blogue e do Twitter e vários painéis de convidados. «Reconhecemos que as redes sociais na Internet se apresentam como uma ferramenta crucial para a sociedade civil se organizar e criar consensos sobre as questões fundamentais para o avanço do país», afirmou um membro da organização. De acordo com uma votação prévia feita pelos visitantes do blogue do evento, foram abordados temas como os poderes políticos, os direitos e os deveres, ou o ordenamento do território.
Antes da finalização da sessão foi lido o comunicado de D. Duarte de Bragança aos participantes:Constituição 2.0 – Uma Constituição tem que ser mais do que uma escritura feita por especialistas. Uma geração não é dona da História e não deve condicionar as gerações seguintes. Por isso, precisamos de uma nova Constituição interactiva, em nome do aprofundamento da democracia.
D.Duarte de Bragança
Mendo Castro Henriques, presidente da Direcção do IDP finalizou esta sessão de lançamento apontando que hoje marca o início de um projecto concebido para apoiar o desenvolvimento de uma cidadania activa em Portugal.
Sob o lema «A Nossa Constituição», a elaboração desta Constituição 2.0 segue agora online em http://constituicao.wikispaces.com/ e está aberta a todos os que queiram participar.
Ainda em 2009 estão previstos outros eventos/debate, nomeadamente em Universidades em vários pontos do país.
Blogue Oficial – Constituição 2.0: http://constituicao20.wordpress.com/
SS.AA.RR., OS DUQUES DE BRAGANÇA NA EXPOSIÇÃO "ARTE & TOIROS" DE MARIA SOBRAL MENDONÇA, EM ÉVORA - 10.07.2009
Vídeo de claudiarute: http://www.youtube.com/watch?v=BZ_CuCDAIgk&feature=channel_page
SS.AA.RR., Senhor Dom Duarte e Senhora Dona Isabel com Maria Sobral Mendonça. O quadro que está nesta foto foi o escolhido para o Cartaz da Corrida e oferecido a SS.AA.RR., Os Duques de Bragança pela Autora/Pintora, Maria Sobral Mendonça. A Exposição realizou-se no Hotel M'ar de Ar - Aqueduto.
Ouvindo Fados
Um dos quadros da artista Maria Sobral Mendonça
Fotos de: Jorge Ganhão
(Clique nas imagens para ampliar)
---------------------------------
Um dos blogues da Maria Sobral Mendonça: http://intikkun.blogspot.com/ Neste blogue constam várias exposições. Uma delas "Tiqqun - A Libertação do Pecado", inaugurada por S.A.R., Dom Duarte de Bragança.
Website: http://www.mariasobralmendonca.com/
Nascida em Lisboa a 08 Maio de 1963, Maria Sobral Mendonça fez a sua primeira exposição individual no Panteão Nacional em 1994.
No seu percurso artístico expôs já no Mosteiro de Santa Cruz de Coimbra (1998), no Palácio da Independência (1999), no antigo Convento das Mónicas (2001), no Convento de São Paulo (Estremoz, 2003) e no Palácio Nacional da Ajuda (2005).
Maria Sobral Mendonça é católica, monárquica e integrou as comissões de honra das candidaturas presidenciais de 1996 e em 2006.
Rio - Foi enterrado ontem às 14h30, no Cemitério de Vassouras, o corpo do Príncipe Dom Pedro Luiz de Orléans e Bragança, que morreu no trágico acidente do Airbus A330 da Air France. Uma missa de corpo presente foi celebrada pelo abade emérito do Mosteiro de São Bento, D. José Palmeira Mendes, ajudado por Padre Jorjão. A cerimônia, muito discreta de acordo com o desejo da família, foi acompanhada por amigos e parentes do jovem, que tinha 26 anos.
O Pai do Príncipe, o Príncipe Dom Antonio de Orléans e Bragança, estava prestes a embarcar para a Espanha, onde sua filha, a princesa D. Maria Amélia, estuda Arquitectura. Mas um telefonema da Polícia Federal informou que o corpo de Dom Pedro Luiz fora identificado, entre outros 21, na última terça-feira e provocou a mudança de planos. O Jovem Príncipe, quarto na linha de sucessão ao trono Imperial Brasileiro, foi enterrado no túmulo do avô, D. Pedro Henrique. Com a saúde fragilizada, sua avó, D. Maria da Baviera, não sabe até hoje da tragédia que vitimou o neto preferido.
O drama da Família Imperial Brasileira tocou especialmente as revistas especializadas em aristocracia na Europa. A ‘Point de Vue’ francesa dedicou-lhe uma reportagem de capa. Vale lembrar que, pelo lado materno, ele era também um Ligne, a linhagem mais nobre da realeza Belga depois da própria Família Real do País.
Fonte: Jornal "O DIA" - 07-07-2009 - http://odia.terra.com.br/portal/brasil/html/2009/7/familia_real_se_despede_de_jovem_principe_22120.html