quinta-feira, 2 de outubro de 2008

REI DOM AFONSO HENRIQUES, O PAI DA NAÇÃO!
Comemora-se no dia 5 de Outubro de 2008, o ANIVERSÁRIO DO DIA DA FUNDAÇÃO DE PORTUGAL! De facto, foi precisamente no dia 5 de Outubro de 1143, há 865 anos, que Portugal foi considerado formalmente um Estado Independente, através do Tratado de Zamora. E, por isso, do ponto de vista histórico e jurídico a data da nossa Fundação – do NASCIMENTO DE PORTUGAL. Todos os Países evoluídos do mundo (com a excepção de Portugal), comemoram a sua Fundação, o dia do seu aniversário. E esse sim é motivo de festa, de orgulho e de coesão nacional. O Estado Português, comemora no entanto a implantação da república portuguesa. Um regime imposto aos portugueses por um golpe de estado feito contra a vontade do povo e do qual se aproveitaram organizações criminosas como a maçonaria, que dois anos antes tinha dado ordens para o assassínio do Rei Dom Carlos I de Portugal. A data de 5 de Outubro passou a ser associada a outro "evento"?, que tenha a importância que tiver, positiva para uns, negativa para outros, (para mim é um dia de luto cerrado) e talvez até por isso, não deveria nunca fazer esquecer aquele que deveria ser o momento mais importante do Nosso País: o dia do "reconhecimento" de Portugal como Nação Independente. Dom Afonso Henriques, o Pai da Pátria Portuguesa, morre no dia 6 de Dezembro de 1185, e Seu corpo é enterrado no Mosteiro de Santa Cruz, em Coimbra.
-------------------------
Comunicado da Real Associação de Coimbra

COMUNICADO À IMPRENSA
865º ANIVERSÁRIO DE PORTUGAL

Em 5 de Outubro de 1143 NASCEU PORTUGAL!

É em 5 de Outubro de 1143, com o Tratado de Zamora e na presença do Legado Pontifício, Cardeal Guido de Vico, que D. Afonso VII de Leão reconhece a existência de um novo Estado, PORTUGAL.
Esta declaração de PORTUGAL como REINO INDEPENDENTE infelizmente não é comemorada oficialmente no próprio País.
PORTUGAL deve ser o único País do Mundo que não celebra oficialmente a data da sua INDEPENDÊNCIA.
As Autoridades Oficiais Portuguesas têm preferido comemorar as datas de acidentais alterações do regime, que simbolizam sobretudo revoluções fratricidas entre Portugueses.
É o caso do “5 de OUTUBRO”:
Oficialmente é comemorada apenas a revolução de 1910, que opôs Portugueses a Portugueses e que teve como acto preparatório o assassinato do (então) CHEFE de ESTADO (que era o Rei D. Carlos I), ignorando as actuais Autoridades Oficiais a celebração do ANIVERSÁRIO do NASCIMENTO de Portugal, como ESTADO-NAÇÃO.
Discordando frontal e veementemente desta valoração das datas históricas por parte das Autoridades Oficiais, a REAL ASSOCIAÇÃO DE COIMBRA tem comemorado em cada “5 de OUTUBRO” o ANIVERSÁRIO da FUNDAÇÃO da NACIONALIDADE, mandando celebrar na Igreja de SANTA CRUZ, em Coimbra, MISSA sufragando a alma do Rei Fundador e dos seus Descendentes.
Neste ano de 2008, a Missa de Sufrágio pela alma do Rei Fundador e dos Seus Descendentes será celebrada na Igreja de Santa Cruz às 16:30 horas do dia 5 de Outubro, após o que será prestada HOMENAGEM junto aos túmulos de D. Afonso Henriques e de D. Sancho I.

Convidam-se todos os Portugueses a participar nas Comemorações do 865º. ANIVERSÁRIO DA INDEPENDÊNCIA DE PORTUGAL.

FAÇAMOS DO ANIVERSÁRIO DE PORTUGAL UMA DATA QUE UNA OS PORTUGUESES!

VIVA PORTUGAL!

O Presidente da Direcção da R.A.C.

Joaquim Leandro Costa e Nora

Sem comentários:

Enviar um comentário