terça-feira, 2 de abril de 2013

A BELEZA DA PRIMA DONA AUGUSTA VITÓRIA

Em Abril deste ano de 1912 a conselho médico Dom Manuel foi passar uns dias à Suíça para descansar que o levou a Sigmaringen, na floresta negra a fim de visitar o seu primo Guilherme de Hohenzollern, um dos Príncipes mas ricos da Europa

Este Príncipe havia casado em primeira núpcias com em Princesa de Bourbon-Sicilias de quem tivera três filhos, um dos quais do sexo feminino de nome Dona Augusta Vitória.


Guilherme vivia no seu castelo sobre o rio Danúbio, que nunca abandonava, por opção própria e que o havia levado a recusar o trono da Roménia a favor do seu irmão Fernando.

A sua casa senhorial estava ligada a várias cortes europeias, inclusivamente com Portugal, atendendo a alguns casamentos entre as duas cortes, nomeadamente Dona Estefânia Mulher  de D.Pedro V, era uma Hohenzollern-Singmaringen e a avó de Dona Augusta Vitória, a Infanta Dona Antónia, filha de Dona Maria II e de Dom Fernando que casara com o Príncipe Leopoldo, donde resultara o nascimento de Guilherme pai de Dona Augusta Vitória. nascida em Potsdam a 19 de Agosto de 1890.

O castelo era maravilhoso, quer pela situação geográfica, quer pelo recheio artístico que existia no pequeno museu do castelo, mas tendo uma valiosa colecção de pinturas antigas e esculturas.

Contudo tanto ou mais o que impressionado com as belezas paisagísticas e culturais, parece indesmentível que Dom Manuel ficou igualmente impressionado com a beleza de Dona Augusta Vitória, que o levou em correspondência privada a dizer "
minha prima, bonita, muito fina, muito elegante e agradável".


Como pode ver-se pela fotografia junta Dom Manuel não mentira nas sua observação.

Sem comentários:

Enviar um comentário