Ler aqui
Esta tarde celebra-se uma missa de acção de graças pelos 100 anos de Dona Maria Adelaide de Bragança, na Igreja do Bom Sucesso, em Lisboa
A Infanta Dona Maria Adelaide de Bragança, neta do Rei Dom Miguel I, cumpre hoje 100 anos de vida e recebeu uma Bênção Apostólica especial do Papa Bento XVI.
O Papa recorda o “fecundo século de vida” e elogia o “notável exemplo de tenacidade, coragem e inteligência ao serviço da fé e da Igreja, com clarividente devoção, não abdicando nunca da adesão a Cristo, com risco até da própria vida.”
No decreto fala-se do facto de Dona Maria Adelaide ter sido detida pela Gestapo e condenada à morte, primeiro, e depois ao degredo na Sibéria, “mas, quando em liberdade, entregou-se sempre, inexcedivelmente, ao apoio às vítimas dos bombardeamentos, servindo como enfermeira nos locais e nas alturas de maior perigo.”
Por fim, é referida a criação da Fundação Dom Nuno Álvares Pereira, da qual ainda é presidente e que criou quando veio finalmente para Portugal, através da qual ajudou centenas de famílias e crianças.
“Como prova de paternal reconhecimento por tão altruístas virtudes, fé inabalável, amor e dedicação ao Evangelho, Sua Santidade concede a Bênção Apostólica e une-se, de coração, a Vossa Alteza, a toda a família e a quantos se associam à celebração de acção de graças por tão feliz Centenário Natalício”.
O decreto é assinado pelo Núncio Apostólico em Portugal, Monsenhor Rino Passigato. O mesmo Núncio estará presente esta tarde numa missa de acção de graças a celebrar na Igreja do Bom Sucesso, seguida de jantar. (...)
Por Filipe d'Avillez, 31 de Janeiro de 2012
Renascença
Por Filipe d'Avillez, 31 de Janeiro de 2012
Renascença
Recebi este Natal o livro da Raquel Ochoa sobre a Infanta Maria Adelaide, a "personagem" real deixou-me tão vidrada pelo entusiasmo e força de dedicação aos outros que não posso deixar de dar os parabéns pela sua longa vida, coragem e amor ao próximo. Muitos parabéns!!!
ResponderEliminar