terça-feira, 5 de julho de 2011

MORREU S.A.I., O SENHOR ARQUIDUQUE OTTO VON HABSBURG

Morreu o filho mais velho do último Imperador da Austro-Hungria. Aos 98 anos, Otto von Habsburg era um dos últimos representantes daquela que foi uma das famílias mais influentes na história da Europa nos últimos séculos.
Otto morreu ontem na sua casa, em Poecking, no sul da Alemanha, confirmou a porta-voz à Associated Press. Será sepultado a 16 deste mês no Túmulo Imperial, em Viena.
Nascido a 20 de Novembro de 1912, assistiu ao exílio forçado e consequente declínio da família após a Primeira Guerra Mundial.
Na década de 50 do século passado integrou o Parlamento Europeu pelas listas dos conservadores da Bavária, e foi presidente da Liga Pan-Europeia entre 1979 e 1999.
Quando da manifestação pacífica que promoveu em 1989 na fronteira entre a Áustria e a Hungria, as barreiras foram temporariamente baixadas e permitiu a 600 alemães de Leste passarem para o lado Ocidental, num ‘prenúncio’ da queda do Muro de Berlim, meses depois.
Karl, o mais velho dos seus sete filhos, tem a seu cargo os assuntos familiares e ocupa oficialmente a liderança da Casa de Habsburgo desde 2007.
----------------------------------------
O Arquiduque Otto de Habsburgo (Reichenau an der Rax, em 20 de Novembro de 1912) era o actual chefe da casa dinástica de Habsburgo e filho mais velho de Carlos da Áustria, último Imperador da Áustria e último Rei da Hungria, e de sua esposa, Zita de Bourbon-Parma. Foi membro do Parlamento Europeu pelo partido União Social Cristã da Baviera (CSU) e presidente da União Internacional Pan-Europeia.
Foi baptizado Francisco José Otto Roberto Maria António Carlos Max Henrique Sexto Xavier Félix Renato Luís Caetano Pio Inácio da Áustria (em alemão, Franz Joseph Otto Robert Maria Anton Karl Max Heinrich Sixtus Xaver Felix Renatus Ludwig Gaetan Pius Ignatius von Österreich).
S.A.I., nasceu perto de Viena, em Reichenau an der Rax, na Baixa Áustria.
Em Novembro de 1916, Otto tornou-se Príncipe Herdeiro do Império Austro-Húngaro quando seu pai, o arquiduque Carlos, ascendeu ao trono. Entretanto, em 1918, no final da Primeira Guerra Mundial, ambas as Monarquias foram abolidas e substituídas pelas repúblicas da Áustria e da Hungria. A Família Imperial foi forçada ao exílio, apesar de Carlos nunca ter abdicado do trono. Note-se que a Hungria voltou a ser uma Monarquia, mas Carlos foi impedido de reinar. Em seu lugar, o trono foi mantido vago e criou-se uma regência permanente sob o almirante Miklós Horthy, até 1944.
A Família Imperial passou os anos seguintes na Suíça e, mais tarde, mudou-se para a Ilha da Madeira, onde Carlos veio a falecer prematuramente em 1922. Com isso, e apenas aos dez anos de idade, o Arquiduque Otto passou a ser o pretendente ao trono, situação que permaneceu até ontem. Enquanto isso, o parlamento austríaco oficialmente expulsou a dinastia Habsburgo e confiscou todas as propriedades da Coroa Imperial pelo acto Habsburgergesetz de 3 de abril de 1919.
Em 1935, Otto graduou-se em Ciência Política e Ciências Sociais pela Universidade Católica de Leuven.
Em 1940, Otto foi uma das dezenas de milhares de pessoas a quem o cônsul português Aristides de Sousa Mendes concede o visto de saída da França, no momento da invasão nazi.
(Clique na imagem para ampliar)
S.A.I. era Bisneto de Sua Majestade O Rei Dom Miguel I e Trineto de Sua Majestade a Rainha Dona Maria II (Mãe de Dona Maria Ana de Bragança).
--------------------------------------
A SS.AA.RR., Os Senhores Duques de Bragança, Primos de S.A.I., O Imperador Otto de Habsburgo , apresento as minhas sinceras condolências.

Sem comentários:

Enviar um comentário